3 dicas para ajudar a sair do bloqueio criativo
Em meio a uma crise gigante econômica, social e mundial é completamente normal entrar em momentos de pequeno desespero com o que vai acontecer, a ansiedade ataca e automaticamente toda sua energia e criatividade é sugada. Eu sei… é tenso. E é um ciclo vicioso porque quanto mais tenso e ansioso você ficar, menos criativo você vai estar e consequentemente vai ficar mais ansioso e tenso, ou seja, momentos delicados requerem soluções delicadas.
Três dos principais causadores de um bloqueio criativo é o perfeccionismo, medo de fracassar ou cometer erros e o medo de ser rejeitado. São barreiras que não vão mudar da noite pro dia quando passaram uma vida inteira sendo construídas mas que podem passo a passo diminuírem até de fato desaparecer. É importante que você se conheça e saiba o que te deixa mais confortável e tranquilo para que sua mente consiga se sentir realmente tranquila. Separamos então 5 passos para se libertar da tensão e estimular sua criatividade.
1 – Arrume sua casa e tome banho relaxante
Tarefas simples como limpar, arrumar ou caminhar relaxam seu cérebro e consequentemente uma mente menos tensa é mais propensa a gerar soluções e ideias criativas.
2 – Ouça musicas que trazem alegria
Músicas estão diretamente ligadas as nossas emoções e podem ser usadas como ferramentas de estimulo. Quando se está triste e ouve músicas tristes, o sentimento se intensifica. Então, use isso de uma forma boa, ouça músicas que trazem alegria e paz e que te estimulem.
3 – Faça uma atividade que te faz bem
Muitas pessoas vão para a academia pra desestressar, outras pintam ou desenham, algumas preferem jogar video game ou passar um tempo vendo um filme. Não importa qual seja, faça algo que te distraia e te faça bem. Não adianta sair de uma atividade estressante e ir para outra que também te deixe irritado e desmotivado.
Essas são algumas das dicas que nos ajudam, mas procure sempre atividades e soluções que te façam verdadeiramente bem e que te tranquilizem. Uma mente criativa não necessariamente precisa estar organizada ou sempre bem, é normal ter momentos de crise, o que importa é como você lida com elas e não as deixa te consumir por muito tempo.