A criatividade por Austin Kleon: Roube como uma Artista
Já falamos aqui antes que todos somos criativos independente da área de atuação e é com essa ferramenta que podemos evoluir. O livro Roube como um artista de Austin Kleon é uma das principais referencias quando falamos sobre criatividade e produtividade. A obra do autor americano é repleta de dicas para superar as barreiras que nos impedem de ser criativos.
Separamos então algumas das principais dicas encontradas no livro.
Nada é totalmente original
É quase que impossível ter uma ideia 100% original quando levamos em consideração que tudo já foi feito. De um jeito ou de outro, com diferentes detalhes mas sim alguém em algum momento já pensou ou fez isso.
Isso porque nenhuma ideia surge do nada, para tudo há uma fonte de referência e inspiração. Quando tentamos sempre inovar e começar algo “nunca feito” entramos em um grande labirinto em que a sua ideia seria a possível porta de saída, mas que sempre te leva de volta ao labirinto da inovação. Uma ideia verdadeiramente boa é aquela que busca sempre as melhores referências.
Fingir até conseguir
Falando assim parece algo totalmente fora do normal, algo que pode soar até mesmo rude. Afinal, fingir ser o que não somos nunca é o caminho, mas aqui a questão deve ser vista de outra forma. Você com certeza já ouviu alguém falar “Pensamentos positivos atraem coisas positivas” que o poder da mente pode mudar a nossa forma de ver o mundo, então, é a mesma linha de raciocínio.
Existe um grande buraco as vezes entre quem somos e quem queremos ser. Para chegar ao outro lado e se tornar quem quer ser é preciso mudar suas atuais atitudes para coisas que você faria se você ja fosse quem você esta tentando ser, entende?
Resumindo, fingir até conseguir é como se estivesse atraindo o seu objetivo até o momento em que não vai ser mais apenas a atração.
Não espere até você saber quem você é para começar
Juntando os dois tópicos acima esse é o grande X da questão. O mundo é cheio de grande ideias que são esquecidas esperando a hora certa de aparecer. Ninguém nasce com a personalidade montada, nenhum artista é conhecido com um único trabalho. É preciso tempo e experiência para se conhecer e é preciso começar de algum lugar pra ganhar experiência. Não espere você ter todos os pré requisitos para começar a agir, o que você é agora é mais do que suficiente.