#Conheça: A história da grande italiana Versace

A Maison, fundada em 1978 por Gianni Versace, é conhecida por sua extravagancia e referencia rocker com estampas exóticas e uso intenso de preto e dourado, mas sempre priorizando o conforto e valorizando a silhueta. Agora sob direção de Donatella Versace, irmã de Gianni, o legado da label permanece o mesmo desde o brutal assassinato do estilista e fundador.

https://www.instagram.com/p/B5kHCbGoVH1/?utm_source=ig_web_copy_link

Giovanni Maria Versace nascido em 1946 em Reggio Calabria, uma cidade pobre da Itália, recebeu o apelido Gianni de seus familiares e irmãos, Donatella e Santo Versace, com quem passava muito tempo. Sua mãe dirigia um ateliê de costura, onde serviu para aguçar ainda mais sua paixão pela moda, foi com ela que ele aprendeu a costurar e trabalhou por anos.

Sua história começou a mudar quando em 1972, aos 25 anos, Gianni recebeu um pedido de um dono de uma confecção em que deveria criar uma coleção que seria produzida em Milão. O resultado foi incrível o que rendeu ao estilista novos trabalhos, o fazendo decidir se mudar para Milão e trabalhar como design de moda, pela primeira vez longe de sua mãe. Então ainda trabalhando para outros grupos, 6 anos depois com sua primeira coleção feminina, nasce a Versace Comapany.

Reprodução: Casa de Criadores

Apesar de tudo ter começado em Milão, Gianni não gostava de lá. Ele dizia que a elite preferia usar Armani enquanto os emergentes consumiam suas criações. Em uma de suas declarações polêmicas, ele chegou a dizer que o estilista Giorgio Armani vestia as esposas, ao passo que ele vestia as amantes.

Com um estilo inconfundível, não demorou muito para que Versace se consolidasse no mercado como uma das marcas de luxo mais famosas do mundo. Gianni logo ficou conhecido por seu estilo inconfundível tanto em suas criações como em seus relacionamentos. Se tornando amigo de seus clientes, o estilista vestiu nomes como: Madonna, Cher, Tupac, The Notorious B.I.G. e até a princesa Diana.

Na manhã do dia 15 de julho de 1997 foi anunciado que Gianni, aos seus 50 anos, havia sido assassinado com 2 tiros na cabeça na porta de sua mansão em Miami. O assassino era Andrew Cunanan, um jovem de 27 anos fanático por atenção, suspeito de outros homicídios e que havia planejado o assassinato por quase 2 meses.

Houve uma multidão em frente a Catedral de Milão para a cerimonia de despedida do estilista, incluindo amigos e grandes personalidades como a princesa Diana. Giovanni apesar de seu estilo excêntrico era uma pessoa caseira, gostava de passar o tempo com a família, vivia um grande amor com o modelo Antonio D’Amico. Foi uma grande perda para o mundo da moda e toda a maneira que havia acontecido deixava a todos ainda mais chocado.

Reprodução: Instagram Oficial

A Versace surgiu com uma parceria entre Gianni e seus irmãos, então logo após sua brutal morte Donatella, como principal conselheira de seu irmão, assumiu o cargo de Direção. Ela que ficava na parte de publicidade antes de assumir o Cargo, expandiu a marca lançando novos segmentos como a Versace Beauty e um complexo de luxo com hotel cinco estrelas, o Palazzo Versace, na Austrália. Mas sem deixar de lado a essência e a identidade inicial da Maison.

E mesmo após 23 anos de sua morte, Gianni Versace ainda é um grande nome para referencias. E a Versace vem crescendo cada dia mais no mercado de luxo.

Start typing and press Enter to search