Canva: O paraíso de muitos e o pesadelo de outros

Hoje em dia, com a ascensão das redes sociais, saber produzir um conteúdo visual atrativo é imprescindível. No Instagram por exemplo você com certeza só lê a legenda de um foto quando ela te atrai e te instiga a saber mais. Por isso as ferramentas para desenvolvimento de imagens vem crescido cada dia mais, o que para os leigos ou meramente interessados na área é um sonho, para os profissionais pode se tornar um pesadelo com a substituição de seu conhecimento.

Infográfico feito por: https://arvorededinheiro.com.br/como-usar-o-canva/

E quando falamos de ferramentas que facilitam a produção de imagens, o Canva é o primeiro a ser citado por ser um programa extremamente completo e fácil de usar.

A história do app começa em 2007, quando Melanie Perkins ensinava seus alunos na Universidade de Western Australia a usar ferramentas como Photoshop e InDesign, consideradas difíceis de aprender. Então junto com Cliff Obrecht, quem viria a ser o cofundador do Canva, teve a ideia de desenvolver uma ferramenta online para criar anuários. Chamada de Fusion Books, a empresa ainda existe e é a maior editora de anuários da Austrália. Entretanto Melanie e Cliff queriam expandir a feramente e precisavam encontrar m responsável por tecnologia. Cameron Adams foi o escolhido, e os três juntos desenvolveram o que hoje conhecemos como o Canva, com uma equipe de designers, desenvolvedores, artistas e profissionais de marketing.

Falando do aplicativo em si, de fato ele é bem mais simples que o Photoshop ou o Illustrator, possui também uma grande quantidade de recursos para a criação de projetos visuais. Ele tem duas versões: uma free e uma paga, mas diferente de outros aplicativos, a versão gratuita é extremamente completa. Eles possuem uma vasta coleção de tamanhos, imagens e até artes prontas em que você apenas arrasta e muda para suas próprias informações.

É compreensível que muitos designers se sintam ameaçados ao ver todas as possibilidades que o Canva entrega de mão beijada para os consumidores. Entretanto precisamos sempre ressaltar que o conhecimento de um profissional de designer vai além de só saber fazer artes. Saber sobre palheta de cor, o que cada fonte transmite e tudo que envolve as sensações que determinadas escolhes visuais causam no público fazem parte dos conhecimentos que o profissional de comunicação deve saber. Então não o Canva não é um inimigo e se pensarmos bem, a junção dos profissionais com um programa tão facilitador pode gerar resultados ainda mais satisfatórios.

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