Por que as séries estão sendo canceladas?
As séries, sejam de serviço streaming ou dos canais de televisão fazem o maior sucesso entre a população, entretanto, às vezes no auge do seu sucesso uma série é cancelada. E aí fica o questionamento: por quê?
Muitos se questionam, e é claro que nenhuma produtora falou abertamente o porquê de uma série ser interrompida, mas três opções são consideradas pelo público: audiência, orçamento e abertura de espaço para novos projetos.
Audiência: Muitas séries em suas estreias atingem um pico enorme de audiência, e geralmente a mantém até a segunda temporada. Uma pesquisa feita pela Business Insider revelou que após duas temporadas os espectadores vão se conectar e assistir obras mais recentes, e aquelas que já tinham sido lançadas há um tempo acabam perdendo o seu público e ficando com os números baixos. Desse modo, o cancelamento se torna a única opção.
Orçamento: A segunda opção está um pouco atrelada a primeira, porque o valor alto das produções precisa ser retribuído em números, e quando não há um retorno suficiente satisfatório de audiência a série acaba sendo cancelada.
Novos Projetos: Com a criação de novas séries, a grade de horários – quando estamos falando de um canal televisivo- fica um pouco apertada. E por isso, a perspectiva de sucesso com um novo piloto de série é mais animadora do que uma que não está indo tão bem de audiência. Por isso, juntando as outras duas características as séries são canceladas também. Uma baixa audiência que não compensa o orçamento investido pode resultar no cancelamento da série para uma abertura de novos projetos.
Entretanto, algumas séries as vezes são resgatadas por outros canais ou serviços de streaming – como foi o caso da série Lucifer, que era produzida pelo canal Fox e foi cancelada na segunda temporada e por causa do seu grande sucesso nas redes sociais foi comprada pela Netflix-, fazendo a alegria dos fãs. Infelizmente esse não é o caso de todas as séries que são canceladas.