Entrevista | Impacto: activewear sustentável e inclusivo

A Impacto é uma marca de active-wear fundada por duas mulheres com seu foco em produzir peças sustentáveis e inclusivas, para todos os tamanhos.

Nós da Freezone tivemos a honra de poder fazer algumas perguntas para a Flor e Pati, fundadoras da marca, a respeito dos seus objetivos, planos e propósitos com a Impacto e viemos contar e apresentar essa marca para vocês.

Bom… antes de ouvir, ou ler, o que as designers tem a falar, vamos contar um pouco da história da marca.

O começo da Impacto

Florencia Ortiz de Zárate, argentina que veio para o Brasil em 2016, e Patricia Stroka, criada na Granja Viana, em São Paulo, ambas estilistas e conectadas com a costura e o amor pela moda fundaram a Impacto com a vontade de fazer diferente. Inconformadas com o sistema que a moda opera, a falta de preocupação ambiental e do bem estar dos trabalhadores, Flor e Pati decidiram seguir a linha contrária e fundar uma marca com princípios ambientais e sociais muito bem definidos.

Como é falado no vídeo apresentação que está no site da marca, o stopin para as duas, a respeito desse descaso da indústria fashion com um trabalho ético foi o desabamento que ocorreu em Bangladesh em 2013. O prédio tinha três andares onde funcionava uma fábrica de tecidos, na capital de Dhaka, onde morreram ao menos 1.130 pessoas, e deixou mais de 2.500 feridos. O acontecimento revelou um amplo descumprimento de normas básicas de segurança como também o lado obscuro da confecção de roupas.

Bom, a partir dai, quando a história das duas se cruzou e o desejo de fazer diferente e contribuir para uma moda sustentável e com princípios éticos se fez presente, e muito forte, a Impacto nasceu.

Na Impacto as pessoas importam. Tanto as que fazem quanto as que compram.

diz Flor, Co-Fundadora da marca.
Flor e Pati respectivamente, fundadoras da Impacto
Flor e Pati respectivamente || Reprodução: Impacto
E o que seria Activewear?

A palavra inglesa basicamente se refere a um estilo de roupa que é designado para atividades esportivas. Podemos dizer, dentro dos 7 estilos universais, ele seria o nosso esportivo casual. Esse estilo coloca o conforto e praticidade em primeiro lugar, seja na escolha de tecido ou na construção da peça. A pessoa adepta á esse estilo é minimalista e casual, sabendo adaptar bem as peças esportivas ao dia a dia.

As designers deixam claro que o esporte sempre foi algo muito presente em suas vidas, tanto quanto a costura. Por isso sentiam uma carência de produtos que atendessem de verdade á esse setor, seja com a estética das peças, quanto com o tecido, tamanho, corte…. Todos esses fatores importam, e muito, principalmente em peças esportivas onde você precisa além de qualquer visual, se sentir confortável.

Modelo Impacto usa top e legging da marca
Reprodução: Impacto
E sobre os princípios sustentáveis e éticos?

A Impacto apoia o movimento Fashion Revolution, que foi criado após o desabamento do Rana Plaza. A campanha é #QuemFezMinhasRoupas com o objetivo de conscientizar os custos e dar a visibilidade para quem confecciona cada peça.

Como escolher o tecido para peças esportivas é uma situação delicada, Flor e Pati sentiram a necessidade e o desafio de encontrar um tecido que unisse o que acreditam sobre sustentabilidade sem perder o conforto para quem consome. Dentro desses aspectos elas chegaram na Poliamida Biodegradável Amni Soul Eco, um tecido fabricado 100% no Brasil, feito de água de reuso, que quando descartado leva apenas 3 anos para se decompor (visto que o poliéster que compõem 90% das peças normais leva 400 anos em média).

Além disso, todas as peças possuem o selo Oeko Tex Standard 100, todos os fornecedores são certificados com selos de sustentabilidade e é claro, ética trabalhista. Mas, não para por ai, a tag que vai nas roupas também é feita de papel reciclado, cordão e etiqueta 100% algodão e o papel que as embrulha tem o certificado FSC. Pra fechar com chave de ouro, a plaquinha que vai na parte de trás das peças é feita de casca de coco.

Etiquetas presente nas peças da Impacto
Reprodução: Impacto

Em em uma entrevista exclusiva com as meninas, fizemos algumas perguntas que podem te inspirar e te fazer entender um pouco mais sobre a Impacto e o porque marcas com propostas sustentáveis e éticas devem se tornar o futuro da moda.

FZ: Quais foram as inspirações para a criação da Impacto ?

Talvez não tenha nem sido uma inspiração, mas sim um grande desejo, o de fazer diferente. A moda convencional, há anos, vem causando problemas consideráveis para o planeta, tanto em relação ao meio ambiente como em relação à abordagem com seus consumidores. E nós, aos poucos, fomos desenvolvendo essa consciência e o desejo de fazer uma moda ética e limpa, só foi crescendo e tornando-se cada vez mais necessária e real.

FZ: A Impacto é uma marca com produtos atemporais e que são perfeitos para construir um guarda-roupa cápsula, com peças que não saem da moda. Para vocês, qual o verdadeiro sentido de “estar na moda” ?

Estar na moda não é seguir uma tendência fashionista, é estar confortável consigo mesma, é sobre mostrar quem você é através das roupas. É saber fazer escolhas que prejudiquem o mínimo possível nosso planeta e ao mesmo tempo façam bem para os outros. As pessoas que consomem a nossa marca estão ajudando a que muitas pessoas tenham um trabalho digno, sejam valorizadas pelo que fazem, que tecnologias sustentáveis continuem se desenvolvendo. Apostando na nossa marca, as pessoas apostam no surgimento de novas marcas similares que querem trabalhar para o bem coletivo, não só o individual. Hoje, cada vez mais, estar na moda vem junto com consumir conscientemente, e aquele estar na moda frívolo e individualista, vai ficando ultrapassado.

FZ: Vocês acreditam que o mercado fashion pode se adaptar às práticas sustentáveis?

Sem dúvida alguma. É claro que é necessário muito esforço, mudando a linha de raciocínio, repensando a maneira de produzir e descartar, buscar por novas matérias-primas, certificar-se que os fornecedores envolvidos também cumprem seu papel e por aí vai. Sim, de fato dá trabalho, mas é possível sim mudarmos a mentalidade, tanto de quem produz como de quem consome, para termos uma moda sustentável como mercado principal, e não o contrário como é hoje.

A realidade é que a força está mais nos consumidores, se eles pedem produtos sustentáveis, o mercado não terá escolha e precisará atender. Por isso é tão importante que as marcas sustentáveis eduquem a comunidade, divulgando conteúdo embasado e realista sobre a situação atual, que ainda muitos desconhecem.

FZ: Como definiriam a Garota Impacto?

Aquela mulher que abraça suas inseguranças e sabe que, ser segura, é saber lidar com aquelas nossas partes que não são como gostaríamos que sejam. É aquela mulher que, a cada dia que passa, quer se sentir mais livre dos pesos impostos por nossa sociedade e simplesmente ser a melhor versão dela mesma. Que é empática com o mundo a sua volta e entende que a mudança começa por ela.

FZ: Atualmente a marca produz três produtos: A legging, o Top e a Ecobag. Vocês pretendem lançar outras peças, ou então novos designs?

Sim, com certeza! E os novos modelos já estão em desenvolvimento e, logo logo, teremos o lançamento de todos esses novos produtos. São peças atemporais, sempre seguindo o conceito da marca, que se encaixam em diversos momentos. Teremos bermuda ciclista, shorts com bolso lateral, shorts-saia, camiseta e regata. E, ainda na sequência, virão mais algumas novidades, tanto para o feminino, como para o masculino.

Às vezes fica difícil a espera, mas achamos muito legal compartilhar com os nossos clientes e seguidores o dia a dia da marca, somos duas amigas empreendedoras que fazem cada produto, cada produção, com muito amor e esforço. Temos recursos limitados, e cada investimento é um salto de fé. Acreditamos no projeto, mas vamos aos poucos, todos sabemos o difícil que é no nosso país ser dono do próprio negócio, mas nós vamos em frente, devagar e sempre.

NOTA: No dia que esta matéria está indo ao ar, a nova coleção com biker short, novo top e bermudas já foi lançada. Clique aqui para conferir 😉

FZ: Se pudessem voltar e dar um conselho a vocês, qual seria?

Sigam firme, não desistam. Demora, é cansativo, mas vai valer a pena.

FZ: A Impacto em uma palavra:  

Atitude.

Para conferir mais sobre a marca é só entrar no site useimpacto.com.br ou entrar no instagram clicando aqui ^^

Agradecemos muito a colaboração da Flor e da Pati por nos ter concedido a entrevista, e esperamos que todos vocês que estão lendo corram para saber mais sobre essa marca tão inspiradora. Moda é arte, e arte é inspirar e estar em equilíbrio com o meio ambiente e com a vida.

Confira também:

Start typing and press Enter to search