Você conhece a técnica de Upcycling?

Upcycling é o processo de reaproveitamento de materiais para resignificar as peça, ou até, criar uma peça nova com qualidade e criatividade a partir de materiais que seriam descartados.

Upcycling não é uma técnica nova mas que vem ganhando notoriedade com a pauta de sustentabilidade em alta e com a pressão popular para as marcas se adaptarem á um mercado mais circular.

Como surgiu?

O termo upcycling surgiu pela primeira vez em 1994, pelo ambientalista alemão Raine Pilz. Mas ele se popularizou de fato, em 2002, com a publicação do livro Cradle to cradle: rethinking the way we make things (em pt-br Cradle to cradle: criar e reciclar ilimitadamente), escrito pelo arquiteto americano Willian McDonough junto do químico Michael Braungart.

A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos e diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para fabricar novos produtos. No caso do plástico, isso é menos petróleo explorado, na madeira, menos árvores derrubadas; e no metal, menos mineração.

Fonte: eCycle
Ta, e como funciona?

A maioria dos produtos hoje no mercado, possuem um ciclo de vida curto para estimular a compra de novos a partir do descarte dos antigos, é nisso que se baseia um mercado linear. O Upcycling é a prática de, em vez de descartar objetos, roupas e etc que passariam anos em aterros e lixões, se usa esses materiais para a criação de novos com a mesma qualidade e com criatividade, sendo a base de um mercado circular.

Upcycling nas indústrias

A indústria têxtil é uma das que mais possui técnicas complexas e que acabam prejudicando o meio ambiente. Além do uso excessivo de recursos naturais como água e energia, as fábricas liberam milhares de produtos tóxicos em riachos e rios além da poluição do ar. O upcycling surgiu como alternativa para muitos desginers como uma saída mais sustentável para a fabricação de peças.

Em outros setores como o de móveis, a lógica é a mesma, criatividade em primeiro lugar. Móveis antigos ganham uma nova aparência a partir dessa técnica, e automaticamente ganham um novo ciclo em vez de irem para o lixo. Já para o descarte de resíduos diversos, existem empresas que se disponibilizam para coletar o seu “lixo” e transformar em coisas novas. Como exemplo, podemos citar a TerraCycle, que está desde 2011 no Brasil recriando produtos como bolsas, cadernos e mais a partir de materiais descartados.

Gostou?

O upcycling é essencial quando falamos de mercado circular, slow fashion e outras práticas sustentáveis. Ele ajuda no combate de diminuição de resíduos e de exploração excessiva, além de grande aliado para momentos que a economia não está lá essas coisas, já que você só precisa de criatividade e objetos para transformar.

Start typing and press Enter to search