Deputado Fernando Cury é suspenso por importunação sexual

O Ministério Público denunciou o deputado Estadual, Fernandu Cury por importunação sexual contra a também deputada Isa Penna.

Durante uma sessão no plenário em dezembro de 2020, Fernando Cury foi flagrado por uma câmera da Alesp no momento em que tocou o seio de Isa Penna quando a abraçou sem o consentimento da mesma.

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

A denúncia foi feita há 15 dias pelo Procurador-Geral de Justiça, Mario Luiz Sarrubbo ao desembargador João Carlos Saletti, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ-SP). No documento também consta um pedido de reparação por danos morais.

Em nota, a defesa de Eduardo Cury disse que “ele se vai se defender perante o Tribunal de Justiça de São Paulo, demonstrando que jamais cometeu crime de importunação sexual contra a deputada Isa Penna”.

O Ministério Público informou ainda à Justiça que não oferece proposta de acordo “seja porque o denunciado não confessou a prática do crime, seja porque o crime foi praticado contra mulher por razões do sexo feminino, ou ainda porque o acordo não poderia ser considerado necessário e suficiente para a reprovação de prevenção do crime”. A investigação começou em janeiro, à pedido das advogadas da deputada Isa Penna e após autorização pela Justiça, uma vez que os deputados têm foro privilegiado.

Na quinta-feira (1), em decisão inédita, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade a suspensão do mandato de Cury por 6 meses. Esta é a primeira vez que um deputado é suspenso da Alesp.

Com a decisão, assume o cargo o suplente de Cury, padre Afonso Lobato , que poderá exonerar os servidores do gabinete do colega. Cury ficará sem salário durante o período.

Em seu Instagram, a deputada Isa Penna se manifestou dizendo “Aproveito para agradecer minhas advogadas, @mariserranoadv e @danygalvao, que estão comigo nessa jornada! Assédio é assédio.” ao compartilhar uma imagem com o texto “ÓTIMA NOTÍCIA! O Ministério Público de São Paulo denunciou Fernando Cury. Isso significa que o MP entende que Cury cometeu um crime – o de importunação sexual. Ou seja, ele que não é mais investigado, mas agora será processado.”

Start typing and press Enter to search