Ricardo Salles troca chefes do Ibama em quatro Estados

Na sexta-feira, dia 9 de abril, o Ministro Ricardo Salles anunciou a troca de quatro chefes do Ibama responsáveis pelos procedimentos da entidade no Amazonas, Tocantins, Bahia e Paraíba.

Nesta sexta-feira (09/04), Ricardo Salles trocou o comando da superintendência do Tocantins, onde exonerou Flávio Luiz de Souza Vieira e nomeou o coronel aposentado da Polícia Militar de São Paulo, Luiz Carlos Fernandes para o cargo. Os outros três estados ainda não divulgaram os nomeados substitutos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, mais conhecido como IBAMA, surgiu em 1989 e é o órgão responsável pela Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, controlando e fiscalizando o uso dos recursos naturais. Ele também é responsável em conceder licenças ambientais para empreendimentos de sua competência.

Quando atuou na fiscalização ambiental, o Coronel Fernandes ajudou no desenvolvimento de parcerias com a Secretaria do Meio ambiente paulista para o monitoramento do litoral e também em planos de fiscalização para áreas de reserva e parques ambientais.

Salles tem nomeado, desde que assumiu o cargo de Ministro, militares para ocupar cargos no Ibama e no ICMBio, que são vinculados ao Ministério do Meio Ambiente. Ambos os órgãos hoje passam pela pior fase de suas estruturas, em relação a recursos financeiros e números de servidores.

Uma das áreas mais afetadas é a de fiscalização de combate a incêndios e desmatamento ilegal, onde os números não param de crescer. Neste ano, em março, o Inpe registrou 368 quilômetros quadrados de área desmatada na Amazônia, ante 327km verificados em março do ano passado. A Amazônia ja perdeu cerca de 20% de sua cobertura original onde vimos no documentário feito pela BBC Brasil, mostrando pedaços de terras da Amazônia no Facebook.

Start typing and press Enter to search