7 mulheres que fizeram história no mundo da moda

Lutando pelos seus direitos e pelas suas ideias, essas mulheres criaram peças-chave e foram pioneiras da moda ativista.

Conheça algumas mulheres que foram essenciais para a moda se tornar o que ela é atualmente. A luta pelos seus direitos como mulher e pelos seus ideais foram essenciais para motivar as marcas a aderirem causas e expressarem seus posicionamentos em suas produções.

Coco Chanel

É uma das maiores personalidades do mundo da moda que visava a independência da mulher. Ela libertou as mulheres do espartilho e das peças longas e volumosas da época, criando roupas simples que permitiam fácil movimentação, como o blazer e a calça, criando também o clássico tweed .Também criou um dos perfumes mais vendidos no mundo, o Chanel nº 5, sendo a primeira estilista a lançar uma fragrância com seu nome. Para saber mais sobre a história da Chanel, temos uma matéria sobre no site, você pode acessá-la clicando aqui.

Coco Chanel | Foto: Getty Images

Elsa Schiaparelli

Unindo a moda e a arte, ela trouxe o movimento surrealista para a moda e fez uma parceria com Salvador Dalí. Com ele, Schiaparelli fez suas maiores produções: o vestido com estampa de lagosta, o vestido esqueleto, o chapéu em forma de sapato e muitos outros. Além disso, foi a responsável pela popularização da cor rosa-choque, que passou a colorir os vestidos e os acessórios de sua marca.

Elsa Schiaparelli | Foto: Getty Images

Stella McCartney

É pioneira quando o assunto é moda sustentável. Sua marca tem como principais pilares a defesa dos direitos dos animais e o uso de materiais sustentáveis em suas produções. Para isso, cria peças feitas com tecidos veganos e processos limpos. 

Stella McCartney em Milão | Foto: Getty Images

Mary Quant

Criou a primeira mini saia com 30 cm de comprimento, dando às mulheres uma nova opção, além dos comprimentos longos. Isso gerou bastante polêmica na época, mas fez muito sucesso entre celebridades e modelos. Também introduziu a cintura alta no século XX.

Mary Quant | Foto: Getty Images

Miuccia Prada

Neta do fundador da Prada, Mario Prada, passou a assumir a empresa na década de 70. Ela entrou com o objetivo de fazer o movimento feminista ter visibilidade e fazer uma moda voltada para mulheres ousadas, inteligentes e modernas. Também sempre lutou pelo movimento feminista e socialista e transformou a empresa do seu avô em uma das maiores casas de moda do mundo.

Miuccia Prada | Foto: Getty Images

Zuzu Angel

Além de ter sido um dos maiores nomes da moda brasileira, ela ficou conhecida internacionalmente devido à sua luta na ditadura militar aqui no Brasil. Em busca da verdade sobre o “desaparecimento” e assassinato de seu filho, ela usou a moda para dar reconhecimento público ao caso. Ela ainda fez um desfile no consulado brasileiro em Nova York em protesto. A moda foi essencial em sua luta, pois era a forma dela denunciar as opressões do governo na época. Posteriormente, ela sofreu um acidente de carro na Estrada da Gávea, no Rio de Janeiro, que termina com a sua morte.

Zuzu Angel | Foto: Ronaldo Câmara/Arquivo Instituto Zuzu Angel

Vivienne Westwood

Precursora do movimento punk na alta moda, a estilista não tem medo de ousar nem de falar sobre polêmicas e seus posicionamentos em sua marca. Com isso, procura sempre levar questões ativistas e que refletem suas ideias para seus desfiles. Ganhou reconhecimento também por fazer referência às roupas da era vitoriana do romantismo.

Vivienne Westwood | Foto: Getty Images

Start typing and press Enter to search