3 notícias sustentáveis na moda que você precisa saber!

C&A, Nike e mais. Separamos algumas notícias sustentáveis do mundo fashion para você não perder e ficar por dentro das mudanças.

Preferência por produtos ecologicamente amigáveis? Temos. E por isso, as marcas desde que a pauta sustentabilidade passou a crescer, estão precisando e aderindo processos mais conscientes em suas produções, seja ambientalmente ou com seus trabalhadores.

C&A lança coleção de jeans sustentável

Intitulada Jeans menos água, a marca lançou sua segunda coleção cápsula de jeans com o uso reduzido de 80% no processo de lavagem das peças.

A medição ocorreu com o software EIM (Environmental Impact Measuring), que controla com precisão o volume tanto de água quanto de energia e química, usada no processo de lavagem de cada unidade na etapa de lavanderia. A C&A reforça sua parceria com a empresa espanhola Jeanologia, que é especializada em produzir tais softwares focados para a medição dos processos de forma mais ecofriendly.

Reprodução: C&A

Para conseguirmos avaliar o tamanho do impacto nesse processo se usa em média 48,8 litros de água. Porém, com uso dessa tecnologia, esse número caiu para 7,4 litros de água.

Tudo é uma questão de aprimoramento. A última coleção que a marca lançou em 2020 com essa intenção, reduziu em 65% sendo um aumento de 15% esse ano. Além disso, os produtos químicos usados no processo de lavanderia não contêm ativos nocivos ao meio ambiente.

“Direcionamos nossos esforços para implementar, cada vez mais, tecnologias e iniciativas que agreguem à nossa trajetória de contribuir para uma moda com impacto positivo”.

Diz Mariana Vieira, coordenadora de sustentabilidade da marca.

A coleção inclui calças, shorts, vestidos e jardineiras, e podem ser encontradas no e-commerce da marca e podem ser identificadas com a tag verde com a # vista a mudança.

Nike Swim lança primeira coleção com tecidos ecológicos

A Nike Swim, vertente da Nike focada para roupas de banho, acaba de lançar a Icon Collection sendo a primeira coleção sustentável da linha.

São ao todo 25 produtos, entre eles maiô, shorts de banho e biquínis sendo feitas 85% de materiais sustentáveis, incluindo malha e poliéster reciclados.

Além disso, a proposta da coleção de acordo com Kelly Hibler, presidente da Nike Swim, é que possa ser usada dentro e fora das águas. Portante, as peças foram pensadas para ter um estilo com o pé no street wear.

Às vezes queremos sair da praia e ir para algum lugar para comer algo e conversar sobre o dia. Nesse caso, as roupas de banho são um jeito divertido de se conectar com a vida dos clientes.

Disse Kelly Hibler

Infelizmente a coleção não está sendo vendida diretamente no Brasil. Porém pode ser encontrada internacionalmente no site da Nike e também serão vendidas nas lojas presente nos EUA.

Em parceria com startup finlandesa, Suzano entra para o mercado de moda sustentável

Com a alta no mercado de práticas sustentáveis, a Suzano S.A, empresa brasileira e líder mundial na produção de celulose, formou uma joint venture (entidade empresarial criada por duas ou mais partes, geralmente caracterizada por propriedade compartilhada) juntamente da startup finlandesa Spinnova.

O objetivo da parceria é construir uma fábrica de escala comercial para produzir um novo tecido de fibra verde feita de nanopartículas de celulose. Orçado em mais ou menos 50 milhões de euro, o projeto está previsto para ser lançado no mercado somente em 2022.

Apesar do lançamento “distante” uma gigante da moda ja disse que irá participar dessa nova tecnologia para o mercado de moda sustentável.

H&M que já vem implementando práticas mais sustentáveis e éticas, disse que irá se unir ao grupo de marcas de moda escandinavas que participam do desenvolvimento de materiais para se tornarem clientes de fibra verde. A adoção de tecidos e processos mais ecofriendly tem se tornado uma tendência entre as marcas, exemplo da Chanel e da Gucci, como forma de atrair novos clientes.

 H&M está testando continuamente e procurando ativamente integrar ainda mais o uso de materiais sustentáveis por meio das marcas do nosso grupo.

 Disse Mattias Bodin, executivo da área de inovação da H&M, em comunicado

Em entrevista, Vinícius Nonono, diretor executivo de negócios da Suzano, disse que o objetivo é se tornar player relevante, e competir diretamente com o algodão em termos de escolha têxtil sustentável.

Esperamos muito que essa corrida sustentável se prolongue e se intensifique….

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