Instagram pede desculpas por falha em seu algoritmo

A rede social mais acessada do mundo, o Instagram, se desculpou por ter recomendado em seu search (barra de pesquisa) conteúdos sobre perda de peso, o que acabou sendo um gatilho para quem sofre de distúrbio alimentares

Em uma reportagem feita, a BBBC News divulgou que o Instagram se desculpou por seu algortimo automaticamente recomendar hashtags dos termos “jejum” e “inibidores de apetite” para alguns usuários. Em entrevista à BBBC, ativistas de transtornos alimentares disseram que as palavras e as recomendações serviriam de gatilho mental (uma peça mental que, pode ser descrita como uma alavanca que acaba por ativar sensações e sentimentos ruins à quem é sensível a alguns assuntos) para algumas pessoas.

Imagem com o print da barra de pesquisa do Instagram.
(Imagem: Arquivo Pessoal)

Um porta-voz do Facebook, que tem Mark Zuckerberg como dono de ambas as redes, se pronunciou dizendo que isso foi um erro corrigido na segunda-feira (12).

No comunicado, foi informado que a rede social recentemente lançou uma nova funcionalidade de pesquisa que ajuda a descobrir assuntos que poderiam ser do interesse do usuário. Acrescentou dizendo que, os assuntos seriam de temática geral, e que a perda de peso não deveria estar incluido nas recomendações.

Lauren Black, uma influenciadora digital que deu entrevista à BBC comentando sobre o caso disse que, por estar se recuperando de uma anorexia se deparar com uma sugestão de busca desse tipo poderia fazer mal para ela.

“Sei que há postagens extremamente úteis. Mas imagens que servem de gatilho devem ser eliminadas, porque não quero ser bombardeada com conteúdo sobre como perder peso. Tento desligar o telefone assim que o vejo, porque isso me perturba.” contou Lauren.

O Instagram tende a proibir qualquer conteúdo que promova a publicidade de conteúdos para perda de peso.

Esta não é a primeira vez que o algoritmo apresenta ter falhas que não condizem com a sua política de conduta, para saber mais sobre o assunto leia este estudo feito pela AlgorithmWatch e pela European Data Journalism Network que diz que a tendência do feed do Instagram é mostrar em primeira visualização fotos de pessoas com menores peças de roupas.

Fonte: BBC News Brasil

Start typing and press Enter to search