O ultrarromantismo no Brasil

Nada mais gostoso do que sentar em uma rede, cama, sofá, ou qualquer espaço que lhe apraz, e fazer uma deliciosa leitura, não é mesmo? Mas sabe o que é mais interessante? Descobrir os motivos que levou tal autor a escrever daquela maneira, não acha? Por isso, vamos falar sobre um período marcado pelo “drama do século”: o ultrarromantismo.

O ULTRARROMANTISMO E SUA ORIGEM

O ultrarromantismo surgiu no Brasil na década de 1840 e durou até a década de 1860.

É conhecido como “A 2ª Geração Romântica”, “Mal do Século” ou “Geração Byroniana”, por conta de Lord Byron, autor inglês – no qual falaremos sobre mais a frente – que influenciou os autores brasileiros ultrarromânticos, adaptando suas escritas à um modelo bem excêntrico.

Este fato deu origem a Sociedade Epicureia, que foi uma sociedade estudantil criada em 1845 por alunos da Faculdade de Direto de São Largo São Francisco. Teve como seus fundadores Aureliano Lessa, Bernardo Guimarães e Álvares de Azevedo.

SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Os ultrarromânticos eram vistos como jovens poetas sensíveis diante de uma sociedade materialista. Tinha-se a ideia de que o homem que fica em busca da perfeição – um atributo inatingível – e se frustra em não encontrá-la, o faz ficar com um sentimento de angústia e insatisfação. Tem como suas principais características o pessimismo, o individualismo, a melancolia, o saudosismo/infância, o sarcasmo e a atração por lugares sombrios. A era dark chegou naquela época com força.

Já o amor era visto como o mais importante sentimento, sendo a ausência do mesmo motivo de melancolia e loucura. E a mulher vista como a mais desejada, sendo colocada em um pedestal.

Pintura do pintor John William Godward

Uma curiosidade: o baço era o órgão que determinava o estado melancólico de alguém. Este foi um termo popularizado por Charles Bodelair.

SOBRE LORD BYRON

George Gordon Byron, nasceu no dia 22 de janeiro de 1788, em Londres, Inglaterra. Seu falecimento se deu no dia 18 de abril, aos 36 anos. Foi considerado uma das figuras mais influentes do romantismo, como já vimos anteriormente.

As suas principais obra são Lara, A Peregrinação de Childe Hardd e Don Juan.

Para saber um pouco mais sobre a escrita do autor, apresento a vocês o poema “She Walks In Beauty” (Tradução: Ela Caminha Em Beleza), escrito em 1814 e publicado em 1815. Para conferir basta clicar aqui, mas abaixo há um trecho do poema.

Fonte: Pensador

PRINCIPAIS AUTORES BRASILEIROS E UM DE SEUS ESCRITOS

> Álvares de Azevedo: foi escritor dessa segunda geração romântica, contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro.

Poema para indicar: “Se eu morresse amanhã”, publicado no livro “Poesias de Manuel Antônio Álvares de Azevedo” (1853).

> Casimiro de Abreu: para saber mais sobre a história deste poeta, do qual se dá o nome do município do interior do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui e assista ao episódio do documentário “Todos Cantam Sua Terra”, produzido e apresentado pela atriz Lorrayne Lopes, contando com mais 4 episódios abordando a respeito da cidade.

Poema para indicar: “Meus oito anos”, publicado no livro “As Primaveras” (1859).

> Bernardo Guimarães: foi um romancista e poeta brasileiro, conhecido pelo romance “A Escrava Isaura”, sendo o patrono da Cadeira nº 5 da Academia Brasileira de Letras.

Poema indicado: “Se eu de ti me esquecer”, publicado no livro “Contos da Solidão” (1858).

Para ouvir o poema sendo recitado, assista abaixo o vídeo produzido pelo canal Mundo dos Poemas:

Start typing and press Enter to search