O valor de criar uma rotina + como começar já

Em tempos de pandemia em que ficar em casa virou obrigação, uma boa rotina é quase que uma ferramenta de sobrevivência. E por isso, hoje vamos te ajudar a montar e entender a importância de criar hábitos

Na definição do nosso querido amigo Google, rotina é

  1. caminho utilizado normalmente; itinerário habitual; rotineira.
  2. hábito de fazer algo sempre do mesmo modo, mecanicamente; rotineira.

Ou seja, rotina são práticas que você realiza todos os dias, na maioria das vezes de forma automática, e elas te ajudam a iniciar seu dia ou alcançar algum objetivo.

Por exemplo: Você acorda, abre os olhos, se espreguiça, levanta da cama, vai ao banheiro, lava as mãos, toma café e escova os dentes. Essa é a sua rotina matinal, seus hábitos diários que te indicam que mais um dia está começando.

Ta, mas o que ter uma rotina tem relacionado com a qualidade dos meus dias?

Bom, com a correria do dia a dia criar hábitos é necessário para alcançar um objetivo e ficar alinhado com tudo que é necessário fazer, além de ajudar o corpo a funcionar melhor durante o dia evitando o estresse e a ansiedade do desconhecido.

Inclusive, com a pandemia, estudar e trabalhar em casa se tornou um desafio na hora de manter a frequência, qualidade e principalmente saber separar os momentos.

“Quando não temos uma rotina levamos o corpo a um estresse, pois ele não consegue organizar as funções metabólicas. Por exemplo, o organismo não sabe quando vai receber um alimento, então libera hormônios anabólicos para armazenar a comida já ingerida”

explica a clínica geral, Camila Pinto, para a GNT

E claro, o processo de aprendizagem de uma atividade está presente na repetição. Um exemplo perfeito é: Ao estudar uma nova língua é preciso praticar um pouco todos os dias o vocabulário para não esquecer e assim alcançar níveis melhores.

Porém, é preciso entender que uma rotina não é apenas cumprir horários mas sim frequência, até por que imprevistos acontecem não é?

Como apontado pela Thais Godinho, do blog Vida Organizada, imprevistos fazem parte da rotina e por isso é preciso ter em mente que ela será feita por atividades planejadas, as não planejadas, reflexão e planejamento.

Ou seja, seja consistente mas flexível.

“Temos de saber lidar com o imprevisto, isso nos faz pensar em saídas criativas. Se sempre seguimos o mesmo esquema, corremos o risco de nos acomodar a ele de forma a não buscarmos melhorias, então precisamos rever, experimentar e nos permitir alguma flexibilização”

afirma a psicóloga Helena Aguiar, da Maternidade Perinatal (RJ) para a Revista Crescer.

Se organizando com antecedência a chance de procrastinar diminui, apesar de ainda existir é claro, e assim mesmo que haja imprevistos você vai saber o que ainda precisa fazer. Em casos de pulo de etapa, sem culpa, a única coisa que não pode acontecer é que fugir da rotina seja parte dela.

Você ja ouviu falar da teoria do reflexo condicionado?

Foi uma teoria apresentada por Ivan Pavlov.

Ao pesquisar a salivação dos cachorros na presença de comida, percebe que eles começavam a salivar antes mesmo de a enxergar. Pavlov chegou a conclusão que os cachorros associavam a comida á algum tipo de estímulo, que no primeiro experimento que ele realizou era um som.

Isso por que o cão havia sido condicionado, e se acostumou com a rotina de, naquele momento depois de tantas repetições a comida chegaria.

Bom, criar uma rotina é isso, repetição.

Não é um processo do dia para a noite, e que é bem fácil desanimar, principalmente quando não conseguimos manter um ritmo.

A teoria dos 21 dias, criada pelo cirurgião plástico Maxwell Maltz, concluiu que para adquirir novos hábitos é preciso de no mínimo 21 dias consecutivos pro cérebro associar aquilo como automático.

Isso porque ele percebeu que seus pacientes notavam os benefícios das cirurgias 21 dias depois dos procedimentos. A teoria defende então que é muito mais fácil levar a mente como algo transitório e com prazo do que permanente e eterno. Fazer alguma coisa que parece tão grandioso e definitivo nos faz procrastinar porque exige muito mais energia e dedicação.

Beleza, agora vamos as conclusões pra você montar hoje sua rotina ideal!

  1. Rotina é hábito, logo é preciso de consistência até que ela se torne automática
  2. Consistente? Sim. Flexível? Também. Imprevistos acontecem.
  3. Rotina é algo mutável, e o que funciona agora pode não funcionar amanhã então fique atento as suas necessidades
  4. Cada pessoa tem processos únicos, não compare a sua rotina com a do amiguinho (pro seu bem e pro dele também né)
  5. O principal objetivo da rotina é te ajudar a organizar seus objetivos então anota o que você precisa fazer mas sem colocar 70 coisas em um dia que tem 24h!!

E se quiser algo mais prático ainda, já segue o instagram da Freezone que vamos, em breve, deixar dois templates com sugestões de coisas para colocar na sua rotina que te ajudem a ter um dia bom, e outro com um checklist com esse passo a passo 😉

Start typing and press Enter to search