Saiba como funciona a Alta Costura

Explorando o lado da criação, a alta costura tem um papel de vanguarda na moda, influenciando o mercado e gerando tendências.

Desde o seu início, a alta costura tem uma relevância gigantesca para a moda por ser uma das principais categorias e pelos seus desfiles serem tão aguardados. Ela surge na França no século XIX com o inglês Charles Frederick Worth, considerado o pai da alta costura e quem produziu o primeiro desfile lá em 1858 (temos uma matéria falando um pouco mais sobre ele aqui).

As primeiras marcas que foram consideradas como “haute couture”, além da maison Worth foram: Poiret, Patou, Vionnet, Lanvin, Chanel, Schiaparelli, Balenciaga e Dior.

A alta costura é basicamente a moda como arte. Ela tem seu foco muito mais voltado para o lado da criação do que para o lado comercial. É quando os estilistas deixam sua imaginação, sua criatividade e fantasia aflorarem em suas produções. Por esse motivo, temos sempre looks extravagantes nos desfiles da categoria.

Estes não são voltados para o uso do dia a dia e sim, para grandes eventos (como grandes premiações) e seus colecionadores. Esses colecionadores são nada mais que a clientela da alta costura, que é super exclusiva. No mundo inteiro, apenas cerca de quatro mil pessoas fazem parte.

A partir do surgimento da Câmara Sindical da Alta Costura, em 1945, que as regras para marcas se tornarem “haute couture” foram validadas e passaram a ser mais severas.

REGRAS

A alta costura possui exigências muito rígidas. Só pode ser considerada da categoria aquela roupa única feita sob medida em Paris. Do mesmo jeito que a bebida espumante só pode ser considerada champagne se for feito em Champagne, na França. As principais regras para as marcas são:

  • ter um ateliê em Paris, que antigamente se limitava ao Triangle D’Or (que cobre as avenidas Montaigne, Georges V e Champs-Elysées), mas hoje não é mais pelo alto custo;
  • ter um trabalho 100% manual;
  • desfilar 2 vezes por ano;
  • ter uma equipe fixa em tempo integral;
  • a coleção precisa ter pelo menos 35 looks, com cada peça exigindo mais de uma prova;
  • ter um prédio em Paris com, no mínimo, 5 andares, sendo um andar específico para desfiles e um outro para atender os colecionadores.
MEMBROS

A cada ano as casas de moda passam por um processo de avaliação para verificarem se mantém ou não o título de alta costura. Após 4 anos de aprovação nessas avaliações, a casa se torna membro permanente.

Alguns dos membros fixos/permanentes são: Chanel, Christian Dior, Chivenchy, Adeline André, Alexis Mabille, Franck Sorbier, Giambattista Valli, Jean Paul Gaultier, Julien Fournié, Maison Margiela, Schiaparelli, Stephane Rolland.

Já os membros correspondentes são aqueles que fazem alta costura mas não tem sua sede principal em Paris, que são: Valentino, Giorgio Armani Prive, Viktor e Rolf, Ellie Saab, entre outros.

E há os membros convidados, que são novas marcas do segmento de luxo, mas não necessariamente vão permanecer na categoria, como Ralph & Russo e Zuhair Murad.

Start typing and press Enter to search