Artistas que marcaram gerações com seus debuts

Pensa em um artista que você tem uma paixão imensa pelo primeiro álbum dele, mesmo com toda a discografia que ele possua? Pois é exatamente isso que irei mostrar hoje a vocês. Separei os meus debuts da vida, tendo a certeza de que será ótimas indicações para vocês. Vamos lá?

Mariah Carey (1990)
Na foto, Mariah Carey aparece ao centro com um fundo preto para a capa do seu primeiro álbum.

Não é novidade para ninguém que a nossa queridíssima Miss Mariah possui uma discografia impecável? Mas ela já começou a sua carreira com um álbum consagradíssimo. Apresentando um vocal impecável, belíssimas composições e aquela baladinha gostosa dos anos 90, foi no dia 12 de junho de 1990 que a cantora lançou o seu primeiro álbum intitulado “Mariah Carey”, pela gravadora Columbia Records.

Mariah recebeu boas críticas em relação ao álbum, tornando-se uma artista de grande relevância, tendo o álbum alcançando o topo da tabela musical Billboard 200 nos EUA após sua performance no Grammy Awards.

No dia 15 de maio a cantora lançou o seu primeiro single “Vision Of Love” e foi um sucesso de estreia, alcançando o primeiro lugar nas paradas de sucesso e ficando na posição por quatro semanas. Este single foi considerado como um dos singles de estreia mais fortes já ouvidos. A inspiração da música se dá pelo uso de melismas durante a década de 90.

É, meus queridos. Começar desse jeito não é para poucos!

Whitney Houston (1985)
Whitiney Houston em um vestido bege com colar de pérolas sentada em um jardim, para a capa do seu primeiro álbum.

“junto com uma inocência romântica atraente, [Houston] projeta a dignidade e a elegância de alguém muito mais maduro”.

Stephen Holden para a revista The New York Times

Dona de uma voz poderosa e um carisma único, Whitney Houston, lançado em 14 de fevereiro de 1985, foi o álbum de estreia da grande Whitney Houston. Chegou ao topo da Billboard 200 ficando por 14 semanas em 1986. O álbum é composto por três singles: Saving All My Love For You, How Will I Know e Greatest Love Of All, tornando-se o primeiro álbum solo de uma artista feminina a ter três singles número um na Billboard Hot 100.

Tudo começou quando o empresário e produtor, Clive Davis, conheceu Whitney em uma boate em Nova York, enquanto ela se apresentava. Eles assinaram um contrato em 1983 e a partir daí iniciou a produção do debut da cantora. Porém, muitos produtores a rejeitaram, negando trabalhar com a cantora. Eis que o compositor-produtor Kashif se ofereceu a produzir “You Give Good Love”, sendo a primeira faixa do álbum. Foram dois anos de produção do álbum, mas no final de tudo, foi entregue esta obra de imensa qualidade. O próprio Stephen Holden disse à revista The New York Times: “junto com uma inocência romântica atraente, [Houston] projeta a dignidade e a elegância de alguém muito mais maduro”.

Meus amigos, acabando a matéria, vá dar stream na lenda, pelo amor de Nippy Houston!

Dangerously In Love (2003)
Beyoncé para a capa do seu primeiro álbum está com uma blusa de brilhantes e calça jeans com um fundo azul.

O debut mais marcante dos anos 2000 foi lançado no dia 23 de junho de 2003. Enquanto Beyoncé fazia parte do grupo Destiny’s Child, as três integrantes informaram que seguiriam carreira solo e teriam seus próprios álbuns lançados: Kelly Rowland com o Simply Deep (tendo como faixa a icônica canção “Dilemma”; Michelle Williams com o lançamento de seu álbum gospel, “Heart To Yours”; e Beyoncé com “Dangerously In Love”. As faixas do álbum são inspiradas no estilo R&B e soul, com a presença de hip hop e música árabe.

A primeira faixa do disco, “Crazy In Love (feat. Jay-Z)”, foi lançado como o primeiro single em 18 de maio de 2003. O single liderou o Billboard Hot 100, ficando por oito semanas na posição. A canção foi a música mais baixada nos Estados Unidos por por quatro semanas consecutivas em julho de 2003.

Já que estamos falando de CIL, vamos para uma mini-curiosidade sobre ele? Pois então, esse instrumental maravilhoso que inicia a música não é uma produção original da própria Bey. É um sample usado da canção “Are You My Woman” (Tell Me So) do grupo The Chi-Lites, dos anos 70. Confira abaixo:

Let Go (2002)
Avril Lavigne aparece em foco e no centro da capa do seu álbum, titulado "Let Go", ao mesmo tempo em que a rua ao fundo está desfocada.

É o álbum de estreia da cantora e compositora Avril Lavigne. O seu lançamento foi no dia 4 de junho de 2003, pela gravadora Arista Records.

O álbum dividiu opiniões. Enquanto que por alguns as composições eram fracas, por outros a voz da Avril foi extremamente elogiado. Enquanto que por um lado, o álbum foi considerado como um dos 50 piores álbuns da década de 2000 pela Gigwise, por outro lado foi incluído dentro da lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Mas cá entre nós? Entre os amantes da cantora, esse álbum é a perfeição da carreira dela e das nossas vidas. Period!

“Complicated” é o primeiro single do álbum, chegando ao topo das tabelas de 22 países e à segunda colocação na Billboard Hot 100, dos Estados Unidos.

E quem lembra da canção “I’m With You”? Impossível não esquecer, né?! A letra retrata alguém solitário e que opta em buscar algum desconhecido para conseguir sair daquela solidão. Já o clipe, Avril se encontra numa festa e andando sozinha pela chuva, em câmera lenta. Para finalizar essa matéria, vamos assistir juntos a esse clipe que marcou uma geração?

Por mim, eu poderia ficar a vida inteira falando sobre os debuts que marcaram a minha vida e a indústria da música. Mas agora é a sua vez! Fale para nós quais são os álbuns de estreia que você define como O ÁLBUM? Aguardo o seu comentário! <3

Start typing and press Enter to search