Quem é Artur Timótheo?
Na edição desta semana iremos te apresentar um dos maiores artistas negros da história do Modernismo, mas que apesar de sua relevância, não tem o seu nome divulgado do modo como merecia. Seu nome? Artur Timótheo.
Nós temos grandes nomes dentro da História do Brasil que ocuparam e/ou ocupam grandes cargos. Machado de Assis ou então Cruz e Souza, como um dos maiores escritores; Nilo Peçanha, como o primeiro Presidente negro do Brasil; Glória Maria, como uma grande jornalista e repórter; Gilberto Gil, como um dos grandes cantores e compositores dentro da música popular brasileira. E agora, temos o orgulho de apresentar a você, caro leitor, Artur Timóteo. Fica com a gente para saber mais! 😉
Quem é Artur Timóteo?
Artur Timóteo da Costa nasceu em 12 de novembro de 1882, no Rio de Janeiro. É pintor, decorador brasileiro, desenhista e cenógrafo e considerado um dos artistas brasileiros mais importantes do início do século XX, junto com seu irmão, João Timótheo – também pintor -, sendo um dos iniciadores dos movimentos de arte moderna.
O seu falecimento se deu no ano da Semana da Arte Moderna – manifestação artístico-cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo -, aos 39 anos de idade.
Como foi a sua trajetória?
Iniciou como aprendiz na Casa da Moeda e foi ensinado sobre os processos de gravura de imagens, selos e moedas. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes em1894, como aluno livre. Em 1907 teve a conquista de sua viagem à Europa na Exposição Geral de Belas Artes. Em 1911, participou, junto com os irmãos Carlos Chambelland e Rodolfo Chambelland e seu irmão João, da Exposição Internacional de Turim, na Itália. As pinturas de Artur se fizeram presente no Pavilhão Brasileiro.
E como era a sua arte?
Artur misturava diferentes estilos de pintura, tendo as características do Naturalismo e os elementos do Expressionismo bastante aprofundados em suas obras.
Seus quadros são conhecidos por retratarem retratos e paisagens. Mas, primordialmente, retratam também pessoas negras, o que não era comum de ser visto em quadros de pinturas, principalmente em pleno século XX.
Artur Timótheo, apesar de ser considerado uma das figuras mais relevantes na História da Arte, as suas obras não são devidamente expostas. Apesar de ter tido contato com artistas majoritariamente brancos, não se deixou levar pela ”mentalidade da elite” e o que era tido como padrão e manteve as suas origens que são retratados em suas obras.
Estudo de cabeças Retrato de menino
Obra ”Antes da Aleluia” (1907)
É considerada uma das pinturas mais importantes de sua carreira. Ela apresenta novas características novas para a época, o que fez com que Artur ganhasse uma bolsa, tendo a oportunidade de estudar na Europa, tendo contato com grandes nomes da arte, como Picasso.
E fechar com chave de ouro
A sua relevância no mundo da pintura foi – e continua sendo – tão grande que o seu nome chegou a ser nome de uma rua em Leblon, no Rio de Janeiro, sendo um dos endereços mais disputados do bairro.