Cosmético natural, vegano e orgânico: qual a diferença?

Os cosméticos sustentáveis vem ganhando espaço na coleção de várias marcas e nas prateleiras das lojas. Mas muita gente ainda fica confusa entre as definições “natural”, “vegano” e “orgânico” que muitos produtos apresentam.

Apesar de alguns cosméticos não possuírem alguma dessas definições, esses nomes ainda confundem muitas pessoas quando compram. A composição dos produtos tem preocupado muitos consumidores por, muitas vezes, alguns ingredientes serem nocivos à saúde. Então, muitos estão buscando cosméticos mais sustentáveis para cuidar da pele ou maquiá-la.

COSMÉTICO NATURAL

Para ser considerado natural, o produto deve ter, no mínimo, 95% de matérias-primas de origem natural (seja ela animal ou vegetal). Os 5% restantes, devem ser compostos por matérias-primas orgânicas e/ou sintéticas, desde que respeitem os processos químicos e físicos autorizados. No Brasil não existe uma legislação que defina isso legalmente, então algumas empresas como a IBD, cumprem esse papel. Então, as marcas que recorrem a essas empresas precisam atender aos seus parâmetros para receber o selo.

Ingredientes nocivos à saúde e ao meio ambiente não são permitidos nesses cosméticos, tais como: derivados de petróleo, aromas e corantes sintéticos, entre outros. Apesar de naturais, esses cosméticos podem não ser veganos nem orgânicos.

A exigência também serve para a embalagem dos produtos. Somente aquelas que podem ser recicladas podem receber a certificação das empresas.

COSMÉTICO VEGANO

É aquele cosmético que não possui ingredientes de origem animal em sua composição e também não pode ser testado em animais. Porém, não significa que um cosmético vegano seja natural, pois um produto com sua composição 100% de ingredientes sintéticos, ainda sim pode ser considerado vegano.

Como nos cosméticos naturais, ainda não há uma legislação que defina os cosméticos veganos no Brasil, fazendo as marca recorrerem a empresas certificadas. Uma delas, por exemplo, é a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Algumas empresas, para fornecer seu selo de vegano, exigem também que os fabricantes fornecedores das marcas não testem em animais.

COSMÉTICOS ORGÂNICOS

Para ser orgânico, o produto precisa ter, no mínimo, 95% de ingredientes orgânicos, de acordo com a Ecocert Brasil (mas a concentração exigida varia entre as empresas). Ou seja, precisa ter ingredientes produzidos de maneira sustentável, sem o uso de agrotóxicos, pesticidas ou organismos geneticamente modificados. A composição também não pode ter nenhum ingrediente sintético, ou seja, que foi desenvolvido em laboratório.

Essa “categoria” também ganha muita importância no mundo da alimentação saudável. Uma pesquisa sobre produtos orgânicos no Brasil mostrou que 84% dos entrevistados consomem produtos orgânicos por motivos de saúde.

COMO IDENTIFICAR MARCAS CERTIFICADAS

Apesar disso, algumas marcas não fazem essa diferenciação com boas intenções, e acabam fazendo só por marketing. Portanto, é importante verificar em sites ou listas certificadas se a marca desejada cumpre os requisitos para seu produto ser considerado natural, vegano ou orgânico. Confira algumas listas de empresas de certificação:

Start typing and press Enter to search