Ricardo Salles é demitido do Ministério do Meio Ambiente

Com o passaporte apreendido e seu celular em análise na Polícia Federal, Ricardo Salles pediu demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente.

Ricardo Salles foi exonerado do cargo de Ministro do Meio Ambiente nesta quarta-feira (23) e segundo nota divulgada no Diário Oficial da União, foi a pedido do próprio que a demissão aconteceu. Salles está sendo investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por supostamente estar envolvido no esquema de desmatamento e contrabando ilegal de madeiras para os Estados Unidos, além de tentar interferir em investigações que estão em curso na Polícia Federal sobre questões ambientais. Para saber um pouco mais sobre estas investigações, leia a matéria já publicada aqui no nosso site.

Permancendo no cargo por dois anos e meio, o advogado era um dos que estão presentes no círculo íntimo do Presidente Jair Bolsonaro, que segundo apurou o jornal Estadão, teria dito para Salles “continuar no cargo e enfrentar o STF”. Ainda na apuração do jornal, a decisão da saída do ministro ocorreu após ele ficar sabendo através de fontes que o Alexandre de Moraes, ministro do STF, iria pedir a sua prisão.

E, na sexta-feira (25), outra ministria do STF, Carmen Lúcia determinou que Salles entregasse seu passaporte para a justiça, de modo que ele está impedido de sair do país enquanto não deixar de ser investigado.

Mas por que entregar o cargo?

O pedido de Salles para sua saída do governo foi, segundo especulações em Brasília, para que o processo em que ele é investigado saia do Supremo Tribunal Federal. Pois, para quem tem foro de prerrogativa – mais conhecido como foro privilegiado- apenas poderá ser julgado pelo STF. Então, ao sair da pasta Salles estaria tendo a sua investigação saindo do STF também. Se os outros investigados na operação do contrabando de madeira ilegal não tiverem foro privilegiado também, a Polícia Federal do Amazonas ou do Distrito Federal é que estará no comando da investigação.

Na mesma nota em que anunciava a saída de Salles, o presidente Jair Bolsonaro nomeou  Joaquim Alvaro Pereira Leite como novo Ministro do Meio Ambiente.

Joaquim Alvaro Pereira Leite, o novo Ministro do Meio Ambiente aparece na fotografia sentado em frente a um microfone e falava.
(Imagem: Flickr/Ministério do Meio Ambiente)

Start typing and press Enter to search