Lil Nas e seu álbum de estreia, Montero.

Na edição desta semana vamos falar sobre o álbum que há tempos esperávamos e que, finalmente, Lil Nas resolveu dar a luz. Fique aqui para saber mais!

A “gestação” de Lil Nas X

O cantor e rapper Lil Nas X resolveu aderir a ideia de “ser gestante” para dar anúncio ao lançamento do seu mais recente álbum, “Montero”. Pelas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, Nas compartilhou da sua “gestação” com o seu público, deixando todos ansiosos pela chegada do álbum que estava prestes a acontecer.

A ideia de se dar como gestante foi bem recebida por uns, elogiando a “sacada da marketing” e a genialidade do artista, mas também foi passível de críticas, levantando questões como transfobia pela ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais), afirmando que “gravidez não é fantasia” e que “mulheres, homens trans e pessoas não binárias negres (sic) que tem maior dificuldade de acesso aos cuidados na gestação”.

Apesar da discussão ter tomado uma grande proporção nos últimos dias, Lil Nas também vem usando a ação para levantar fundos financeiros para organizações de apoio às comunidades LGBTQs, sendo uma delas, o Grupo Transinclusive, que busca acabar com a discriminação, maus tratos e disparidades raciais na saúde, emprego e habitação.

Clipes que antecederam o lançamento do álbum

No dia 26 de março, o artista lançou seu clipe “Montero”, título que dá nome ao álbum, causando polêmicas, principalmente entre a ala conservadora, por se tratar de um clipe que ao descer do céu ao inferno, Lil se solta através de um lap dance para o diabo. Confira abaixo:

No dia 23 de julho, também é lançado o clipe de “Industry Baby”, terceira faixa do álbum. Não satisfeito com apenas o lançamento do clipe, o cantor trouxe ao palco do MTV Video Music Awards uma performance desta mesma canção ao lado de Jack Harlow. A apresentação foi motivo de aumentar mais ainda a expectativa do lançamento do álbum. Na mesma noite da performance, o cantor levou o prêmio de “Vídeo do Ano” pelo clipe de Montero, sendo o trabalho também reconhecido com os prêmios de “Melhor Direção” e “Melhores Efeitos Visuais”.

E finalmente o parto de Montero!

No dia 17 de setembro, deu a luz o tão esperado Montero que sucede seu EP de estreia. O álbum comporta 15 faixas, contando com participações especiais de Miley Cyrus, Megan Thee Stallion, Doja Cat, Jack Harlow e Elton John.

No mesmo dia de estreia do álbum, o cantor faz o lançamento do clipe “THATS WHAT I WANT”, sendo a quarta faixa do álbum. O clipe retrata uma paixão avassaladora e cenas quentes, mas que logo em seguida vem acompanhada de uma frustração ao saber que o rapaz ao qual ele mantém uma relação possui uma família. O clipe conta com a gloriosa participação de Billy Porter.

O álbum “Montero” disparou com 90 pontos de aprovação no MetalCritic, sendo uma das melhores estreias do ano na plataforma. Foi também bem recebido pelos veículos e críticos como The Guardian, Consequence of Sound e The Independent, alcançando nota máxima de 100 pontos.

Homofobia na indústria do rap

Lil Nas, ao ser questionado pela revista Variety sobre a homofobia no mundo do rap, ele afirma: “A verdade honesta é que não quero falar muito sobre a homofobia do rap, porque sinto que é um campo perigoso”.

O cantor Elton John declamou grandes elogios ao cantor, parabenizando-o pela coragem e pelo bom trabalho do artista:

“Lil Nas X é um provocador corajoso e ousado, que está fazendo músicas maravilhosas e inspiradoras. Ele está ultrapassando os limites da música urbana ao abraçar sua sexualidade de todo o coração e projetar visualmente essa celebração para o mundo. Historicamente, tem existido muita homofobia no mundo do hip-hop. Os comentários prejudiciais recentes de DaBaby sobre a comunidade LGBTQ e as pessoas que vivem com HIV/AIDS demonstram claramente que ainda há muita educação e trabalho a ser feito”.

Elton John sobre o Lil Nas X

E as declarações não param! O rapper Kid Cudi também não hesitou em falar sobre Lil Nas: “Há uma nuvem homofóbica sobre o HipHop e ele vai quebrar essa merda. Eu vou fazer o que for preciso para que ele saiba que tem meu apoio. Quando fizermos nossa música juntos, por mais excêntrico que seja o vídeo, vou ficar sexy com ele. O que ele está fazendo é o que precisamos agora. Ter um homem gay no hip-hop fazendo suas coisas, quebrando recordes, isso é ótimo para nós e para a excelência negra. A maneira como ele não tem medo de deixar as pessoas desconfortáveis ​​é tão rock ‘n’ roll…”

Lil Nas X e Kid Cudi
Lil Nas X está ultrapassando barreiras que há tempos foi imposta no mundo do rap, onde rappers LGBTQs não poderiam ocupar este espaço, onde a heteronormatividade possui um peso em grande escala. Lil Nas está correndo para que futuros rappers pretos e LGBTQs possam caminhar lado a lado e mostrar para o que vieram. Vida longa ao reizinho! <3

Start typing and press Enter to search