A influência de Billy Porter no mundo artístico

Billy Porter, protagonista da série “Pose” se destaca no mundo artístico, seja por seu talento ou para o seus looks de red carpets bastante representativos

Nascido em Pittsburgh, Billy Porter coleciona prêmios ao longo de sua carreira, o ator, cantor e cineasta já ganhou um Tonny Award, um Emmy e um Grammy, as premiações mais importantes do mundo artístico. Para completar a sua coleção falta apenas um Oscar.

Billy usa a voz a favor das causas em que está inserido e suas lutas, como a comunidade LGBTQIA+ e o movimento negro, além de no mundo da moda defender o uso de roupas sem gênero. Você pode ver que os seus looks em tapetes vermelhos são recheados de saias, ternos, náguas e tudo o que mais ele quiser. Ele se tornou uma grande referência por ser um dos primeiros homens a sair do tradicional terninho preto e a ousar mais nas suas aparições, libertando-se das amarras da sociedade. Mas isso não foi fácil.

Billy Porter no Oscar de 2019 (Imagem: Instagram Oficial/Billy Porter)

Criado em uma igreja pentecostal, Billy disse em entrevista ao The Hollywood Reporter em maio de 2021 que sua mãe sofreu muita discriminação da comunidade religiosa em que está inserida quando ele contou publicamente os seus desejos pessoais e artísticos. Foi essa negativa enfrentada pela mãe que o fez esconder da mesma o seu resultado positivo para HIV durante 14 anos.

A igreja não foi o único motivo para ele ter se calado por tanto tempo, a profissão em si já discriminatória, os diretores, produtores e outros atores foram outros motivos para o silêncio da estrela.

“Eu era a geração que deveria saber melhor, e aconteceu de qualquer maneira. Era 2007, o pior ano da minha vida. Eu estava no precipício da obscuridade por cerca de uma década, mas 2007 foi o pior. Em fevereiro, fui diagnosticado com diabetes tipo 2. Em março, assinei os papéis da falência. E em junho, fui diagnosticado HIV positivo. A vergonha daquela época somada à vergonha que já havia [acumulado] em minha vida me silenciou, e eu convivo com essa vergonha em silêncio há 14 anos. HIV positivo, de onde eu venho, crescer na igreja pentecostal com uma família muito religiosa, é um castigo de Deus.”

Billy Porter em entrevista ao The Hollywood Reporter em maio de 2021
Billy em photoshoot (Imagem: Lia Clay Miller)

Toda a história de Billy foi contada em sua biografia, lançada em outubro de 2021, que tem o título de “Desprotegido”. Nela, Porter se abre sobre o seu crescimento na igreja e inspiração de garra que ela lhe deu, além de contar sobre os anos de abuso que sofreu de seu padrastro, na fase de sua pré-adolescência. Ainda na entrevista, ele diz que seus personagens o ajudam no perdão dos traumas de sua vida real, e que a terapia, nos dias de hoje, tem o ajudado a superar o passado.

Os próximos projetos de Billy já foram revelados: ele deseja aumentar a sua família com seu marido Adam Smith e está gravando um documentário sobre sua vida com a direção de Ryan Murphy, seu diretor na série “Pose“.

Nas próprias palavras de Porter, quando foi chamda por Ryan para estrelar a série, ele soube que aquele seria “o momento em que ele sentaria no trono, finalmente tendo o protagonista que sempre quis”.

Start typing and press Enter to search