Upcycling: 3 marcas que arrasam na técnica
A técnica de upcycling é um processo de reaproveitamento que exige extrema criatividade de quem a produz. Hoje você vai conhecer marcas que fazem isso com excelência!
Desde que o tópico sustentabilidade se tornou mais presente alguns termos também ganharam relevância. Um deles e o upcycling, que assim como a reciclagem tem o fundamento em reaproveitar e dar um nome ciclo a um material que antes iria pro lixo.
A prática do upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos e diminui a necessidade de exploração de matéria-prima para fabricar novos produtos. No caso do plástico, isso é menos petróleo explorado, na madeira, menos árvores derrubadas; e no metal, menos mineração.
Fonte: eCycle
Essa é uma prática que ser criativo é fundamental. Dar uma nova função ou aparência pra um material, seja ele qual for, significa pensar em jeitos que aquela peça vai manter a qualidade e ainda agregar valor para quem a utilizar. Ou seja em vez de descartar objetos, roupas e etc que passariam anos em aterros e lixões, se usa esses materiais para a criação de novos com a mesma qualidade e com criatividade, sendo a base de um mercado circular.
O mercado circular é o pilar de diversas marcas no cenário atual, e hoje vamos te apresentar três que utilizam a técnica do upcycling como valor principal para o desenvolvimento dos seus produtos. Todas as marcas que você vai conferir são brasileiras, com responsabilidade socioambiental e qualidade excelente!
#1 – VENTANA
Fundada pela pelotense Gabrielle Pilotto em 2020, a VENTANA é uma marca totalmente focada no reaproveitamento de peças de segunda mão, materiais que seriam descartados e outros retalhos. Cada um dos produtos são todas feitos de maneira artesanal e únicos feitos pelas mãos de Bernadete, Camila e Giovana e são lançados por coleção.
As peças fogem do que é cotidiano e previsível, trazendo a moda na sua forma mais pura e artística.
“Nosso objetivo é através do processo criativo desacostumar o olhar ao óbvio e transformar peças e tecidos do nosso cotidiano em arte.”
#2 – Maré Relógios
Tivemos a honra de conhecer um pouco mais da história da Maré Relógios durante a semana de Fashion Revolution de 2020. Nascida em 2015, a marca é a união de sustentabilidade e inovação. A Maré é uma marca que produz relógios com madeiras e outros materiais que seriam descartados. O reaproveitamento e a reciclagem de materiais para a confecção dos itens é um dos preceitos básicos da maré, além da mão de obra artesanal.
#3 – Oficina Muda
A Oficina Muda surgiu em 2016 com o objetivo de impactar positivamente o comportamento das marcas e dos consumidores, reduzindo os danos ambientais do setor. Eles selecionam, analisam, reaproveitam e reparam peças de descarte de marcas parceiras dando nova vida a esses produtos.
O upcycling é essencial quando falamos de mercado circular, slow fashion e outras práticas sustentáveis. Ele ajuda no combate de diminuição de resíduos e de exploração excessiva além de ser uma prática extremamente criativa.