Greenwashing e a evidência da falsa sustentabilidade
Empresas públicas e privadas se apropriam de estratégias para vender suas marcas como sustentáveis
Greenwashing é a palavra em inglês que traduzida para a nossa língua materna significa “lavagem verde”. Esse termo é bastante usado para definir as estratégias proveitosas usadas por empresas publicas ou privadas, que se associam de termos sustentáveis para enganar seus clientes e vender o seu produto.
Você, leitor da Freezone, com certeza já procurou comprar um produto, de cosmético ou necessidade básica, optou por um que seja mais voltado para o sustentável. Uma embalagem com aparência verde, com slogan dizendo “100% sustentável” já chama bastante atenção do consumidor, que na correria poderá não parar para ler o rótulo. É neste momento que entra o greenwashing. Muitas empresas se aproveitam dessa “distração” da sociedade para fingir que seus produtos ou suas ações são favoráveis ao meio ambiente colocando em seus produtos ou propagandas frases-chaves que atraem e ficam na cabeça do público. Para uma exemplificação mais clara de um produto, pense o seguinte: uma marca de cosméticos lançou um novo protetor solar e garante que ele é inteiramente eco-friendly, desde a sua composição até a sua divulgação. Entretanto, ao chegar para comprar o produto é possível perceber que a embalagem não é sustentável, e sim feita inteiramente de plástico. Esse é o modo como o greenwashing pode ser aplicado, porque mesmo que você não compre esse exato produto, ficará na sua mente que essa empresa trabalha a favor do meio ambiente. O que na maioria das vezes, não é o caso.
E não é somente nos discursos de venda que o greenwashing é visto. Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, é um veterano quando se trata de mentir sobre a contribuição do governo na preservação da Amazônia. Ao participar da Cúpula do Clima, em abril de 2021, o chefe do governo brasileiro afirmou que aumentou os recursos financeiros do país para a preservação ambiental. Na mesma semana em uma publicação do Diário da União foi oficializado pelo presidente o corte de recursos para a área ambiental.
Como identificar o greenwashing:
A prática de greenwashing passar a ser mais fácil de ser identificada quando você conhece a marca e seus discursos anteriores, de modo que, suas ações futuras sejam interpretadas do modo certo. O Ecosense Ambiental fez uma matéria divulgando um passo a passo para você identificar as propagandas enganosas.
Se você acompanha a Freezone e até aqui já entendeu o que é o greenwashing, leia também a matéria que saiu na nossa última edição sobre a doação de $50M da SHEIN de combate ao desperdício têxtil.