Oscar 2023: novos requisitos e datas foram definidos

Prevista para acontecer em 12 de março de 2023, a 95ª cerimônia do Oscar só aceitará filmes lançados no cinema e streamings

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas responsável pela criação e votação do Oscar anunciou em 18 de maio que alguns requisitos para elegibilidade dos filmes irão mudar. O Oscar é a cerimônia produzida anualmente com o objetivo de premiar as maiores produções cinematográficas produzidas. Criada em 1927, mas tendo a sua primeira exibição somente em 1929 a cerimônia terá em 12 de março 2023 a sua 95ª edição.

A escolha das produções do cinema dividas em 23 categorias são feitas pelos membros da Academia, que atualmente há a estimativa de ter 8.500 pessoas. Na primeira cerimônia, em 1929, os votantes das produções feitas em 1927 e 1928 foram 26 pessoas, naquela época sendo o total de membros da Academia. A chance de votar nas categorias e se tornar membro só é dada a pessoas que são convidadas pela própria Academia de Artes e há três grupos presentes nessa escolha: jornalistas especializados em cinema, profissionais da área do cinema que tenham sido indicados por dois membros da Academia e os premiados em edições anteriores.

Em comunicado divulgado em seu site na quarta-feira, 18 de maio, a Academia anunciou que o período de elegibilidade dos filmes voltará a data do ano civil, de 1º de janeiro à 31 de dezembro de 2022. Além disso, todos as produções que desejam submeter os seus filmes para a campanha de votação do Oscar terão que fazer os lançamentos também nos cinemas. Devido a pandemia do covid-19 e o adiamento da cerimônia de 2020 durante muitos meses, os membros da Academia definiram que pela situação do mundo naquele momento – o isolamento e fechamento dos estabelecimentos nos países-, os filmes lançados somente nas plataformas de streaming seriam aceitos. Antes dessa nova regra, as produções deveriam ficar, no mínimo, 7 dias em exibição nas salas de cinema dos Estados Unidos qualificadas para os membros. As salas classificadas continuam sendo: condado de Los Angeles, cidade de Nova York, área da baía de Nova York, Chicago, Illionis, Miami, Flórida, e Atlanta. Com a vacinação ao redor do mundo e a reabertura dos cinemas, a Academia resolveu voltar ao seu antigo regulamento.

Além disso, duas categorias tiveram seus nomes alterados de “Melhor Documentário” e “Melhor Documentário em curta-metragem” para “Documentário em longa-metragem” e “Documentário em curtametragem”, respectivamente. 

Preocupados com a queda de audiência, a Academia anunciou que oito categorias não serão mais apresentadas na cerimônia ao vivo. Dentre elas estão: Melhor Cabelo e Maquiagem; Melhor Edição e outras. (Imagem: Oscar/ Site Oficial)

Sendo a premiação mais importante do mundo do cinema, que deu origem á outras como Emmy Awards e BAFTA, o Oscar tem enfretado nos últimos anos uma grande queda na sua audiência. Em 2019, o número de espectadores foi de 29,5 milhões em todo o mundo, caindo para 23,6 milhões em 2020 e tendo a sua pior performance em 2021, quando atingiu o número de 9,85 milhões de pessoas assistindo. Em 2022, com uma pequena volta das atividades e com grandes listas de expectativas aos vencedores, já que os cinemas já estavam reabertos, a cerimônia de 2022 foi assistida por 13,7 milhões de espectadores. O número atual ainda é considerado baixo em comparação á 2019.

Start typing and press Enter to search