Sapatilhas: o retorno triunfal em nova tendência

Tendo a sua característica mais forte como ser cíclica, a moda trouxe aos triunfos da tendência uma peça que há muito estava esquecida: as sapatilhas. Consagrando-se como nova paixão das fashionistas, o modelo de sapato está sendo usado regularmente nos looks desde o inverno de 2023.

As temporadas de moda costumam ditar as tendências dos meses seguintes, e a responsável pela volta das sapatilhas foi a Miu Miu. Em seu desfile de Outono/Inverno de 2023, a grife apresentou os seus looks de uma maneira diferente: nos pés, as modelos usavam sapatilhas do estilo bailarina de cetim. Essa escolha não foi por acaso, além da volta das sapatilhas, a grife também lançava outra tendência no mesmo momento: o balletcore. Mas essa tendência você vai saber mais nas próximas matérias!

Modelo da Miu Miu usando sapatilhas brancas, desfilando no Paris Fashion Week.
Balletcore desfilado pela Miu Miu no Paris Fashion Week (Créditos/reprodução: Miu Miu)

As sapatilhas também são alvo de polêmicas

Mesmo ganhando força entre as fashionistas, a peça da nova tendência também foi alvo de polêmicas. A sapatilha, por ser um sapato confortável, prático e versátil, possui inúmeros modelos e cores, se adequando a diferentes gostos. Atualmente, elas são vistas dessa maneira: uma peça que pode compor qualquer look. Entretanto, nunca foi bem assim… As sapatilhas, ao longo de sua história, foram nichadas no conceito romântico. Por causa disso, muitos entusiastas da moda não gostavam do acessório, que acabou caindo no esquecimento com a chegada dos modelos de tênis comfy.

Por outro lado, nas ruas parisienses, a sapatilha continuou sendo uma febre. Sempre atrás de sapatos confortáveis, as francesas continuaram a usar o modelo ao longo dos anos, com suas variações, como: mocassins, sapato Oxford, sandálias de tiras e muito mais.

Os modelos de sapatilhas de bico fino, estampa de oncinha, com amarração no tornozelo conhecidos atualmente são uma variação da criação de Rose Repetto, o modelo “Cendrillon”. A designer de sapatos criou, por volta de 1950, o primeiro modelo de sapatilha a pedido de seu filho, que necessitava de um sapato confortável para usar depois do balé.

Com a popularização entre as bailarinas na época, logo as sapatilhas puderam ser vistas também nas telonas, no filme “Cinderela em Paris”, estrelando Audrey Hepburn.

Foi na década de 80 que a sapatilha perdeu a sua força para os sapatos de salto, o que nos leva a pensar: como a moda é cíclica, será que em breve as sapatilhas irão sair dos holofotes novamente?

Start typing and press Enter to search