Art Journal: o diário criativo

Um dos exercícios mais legais e relaxantes para estimular a criatividade é quando você sai criando qualquer coisa sem nem pensar muito. O Art Journal é um grande aliado nessa prática. Ele consiste basicamente em um caderno onde você pode liberar toda as suas ideias em um mix de colagens, pintura, desenho ou qualquer outra coisa que tenha em mente.

O art journal pode ter diversos propósitos. Ele pode ser um lugar onde vai colocar todas as ideias que teve, como se fosse um rascunho, mas com imagens e exemplos. Pode ser um diário onde vai expressar seus sentimentos através de imagens. Pode ser onde você vai projetar coisas que quer para o futuro como viagens, objetos, metas.

Reprodução: Pinterest
Reprodução: Pinterest

Existem diversas formas de preencher um art journal porque literalmente não há regras nem limites na hora de criar. Se você quiser saber como começar um, aqui vai algumas dicas:

  1. Não importa o tipo de caderno que você vai usar, ele vai ser a base das suas artes então tanto faz se é pontilhado, quadriculado, com pauta ou sem.
  2. Os materiais que você vai usar literalmente podem ser dos mais variados. Pedaços de revistas e jornais, papeis coloridos, tinta ou apenas uma caneta qualquer que tiver no momento. O material necessário varia do que você quer fazer e de como quer expressar sua ideia.
  3. Não se prenda a algo muito elaborado ou esteticamente organizado. O propósito do art journal é você criar sem barreiras visuais, sem necessariamente seguir um padrão. É o momento de não se importar com nada mais que não seja o que você pensa.

O art journal pode ser uma ótima opção para quem quer um lugar para colocar tudo e qualquer coisa que tiver na cabeça, além de ser uma ótima maneira de sempre se manter criativo.

Start typing and press Enter to search