Documentários: uma exposição da realidade

É fato de que todos gostam de assistir filmes, principalmente de ficção, sejam eles de romance, suspense, terror ou aventura. Mas, no caso dos documentários, eles não são tão queridinhos popularmente. Embora isso esteja mudando gradativamente com os serviços de streaming. Os documentários são um documento da verdade, do que pode estar acontecendo no presente, ou do que ocorreu no passado e foi registrado. Há dois pontos fundamentais para o entendimento do que é o contexto de um documentário:

I – Esse gênero de filme, geralmente, é feito por populações que querem mostrar a realidade de onde vivem, às vezes, de lugares carentes. Tendo um desejo de mostrar para o mundo “exterior”. Seja uma cultura, denúncias ou injustiças vividas.

II– A demonstração da realidade, exatamente como ela é, também serve como um pontapé de transformação. Para que o que esteja errado naquele ambiente possa ser mudado.

Como o documentário é na indústria cinematográfica

O Oscar – a maior premiação cinematográfica do mundo – possui uma categoria exclusivamente para premiar o melhor documentário do ano. Não é a categoria principal e mais esperada, porém, sempre revela grandes curtas e documentários.

A Academia de Ciências e Artes Cinematográficas tornou esta categoria fixa apenas em 1942, em seu ano de estreia foram 25 indicados e 4 premiados com a estatueta. Nos dias de hoje, apenas um leva o prêmio.

Abaixo, algumas dicas de documentários para assistir:

The Last Dance

Série original da ESPN exibida também na Netflix mostra a história do time de basquete Chicago Bulls, segundo pesquisas essa série documental se tornou a mais assistida no mundo on demand.

Indústria Americana

Vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2020 e sendo o primeiro ganhador totalmente original de um serviço de streaming, Indústria Americana mostra a abertura de uma empresa chinesa em uma cidade americana, mostrando o conflito cultural que ainda existe que pode arruinar sonhos.

Ícaro

Documentário vencedor do Oscar de 2018, nele é abordado o escândalo de doping que um ciclista norte-americano se envolve junto a um cientista russo.

13ª Emenda

A cineastra Ava Duvernay traz neste documentário que foi indicado ao Oscar, a exposição do sistema carcerário americano e como o racismo está interligado a isto.

Free Solo

Vencedor do Oscar de Melhor documentário em 2019, este filme original da National Geographic é o relato de Alex Honnold de sua escalada sem corda numa subida de 900 metros no rochedo El Capitan, nos Estados Unidos.

Nosso Planeta

Minissérie original Netflix, que segundo pesquisas foi a mais assistidas em 2019 no Brasil. Esse documentário traz em oito episódios as diversidades naturais do mundo.

Sobrevivi a R. Kelly

Série do canal LifeTime traz a denúncia de abuso sofridos pelas vítimas do rapper R. Kelly. A segunda temporada foi confirmada após muitas meninas assistirem os episódios chocantes e decidirem denunciar. A primeira temporada pode se vista na Netflix, e a segunda, por enquanto, apenas no canal Lifetime.

Start typing and press Enter to search