A prática do autocuidado e porque é tão importante?
Você já separou um momento do dia pra simplesmente desligar o automático e praticar atividades que carregam sua bateria interna ? Não? Então hoje vamos falar da importância do autocuidado.
Skincare, cuidar do cabelo e se alimentar bem é autocuidado? Sim, mas podemos ir além disso. Na definição do dicionário você provavelmente vai encontrar algo como: Cuidado consigo mesmo, atenção às próprias necessidades corporais, mentais e psicológicas. E bom, é isto!
São coisinhas que você faz que estão diretamente ligadas com uma melhor qualidade de vida.
Podemos fazer uma associação com um carregador de bateria por exemplo. Muitas vezes a rotina é tão pesada que não percebemos que nível nossa bateria está, e é aquilo né, mente vazia oficina da ansiedade. E então entra a etapa de praticar o autocuidado com o objetivo de recarregar a bateria e tornar a rotina mais leve.
AUTOCUIDADO E AUTOESTIMA
É impossível não fazer uma ligação entre a autoestima e o autocuidado. Por que? Simplesmente porque autoestima é se sentir confiante e estar se sentindo bem , mas como se sentir bem sem se cuidar?
Mas para as duas práticas é preciso uma outra coisa fundamental, o autoconhecimento. Se conhecendo você consegue analisar tanto as coisas que não estão tãooo certas, como também reconhecer as qualidades e pontos que conseguiu melhorar durante o tempo.
Isso também é autocuidado.
Saber se parabenizar pelas pequenas conquistas e reconhecer os pontos que da pra trabalhar. Assim é possível se sentir mais confiante e então as coisas começam a se encaixar com um pouco mais de facilidade.
TIPOS DE AUTOCUIDADO
Existem diferentes tipos de práticas para diferentes áreas da vida não é mesmo? No autocuidado é a mesma coisa, e muitas vezes por isso, achamos que mudar a rotina para praticar o autocuidado seja algo impossível pela famosa “falta de tempo”.
Bom, a bomba vem agora…
Você não precisa alterar sua rotina ou seus horários pra se cuidar porque muitas coisas que podem ser realmente significantes para o nosso bem estar não necessariamente toma 2 horas do seu dia sabe?
É importante ter em mente 3 pilares fundamentais para o autocuidado: O corpo, a mente e a alma. Ai, com isso em mente, toda atividade que beneficie qualquer um desses pilares já é um ato de autocuidado.
Então ta, vou te apresentar agora 3 tipos de autocuidado que estão ligados diretamente aos pilares que acabei de te contar.
AUTOCUIDADO EMOCIONAL
Saúde emocional é algo que definitivamente não aprendemos na escola. Na correria do dia a dia a gente acaba tendo uma tendência a ignorar nossos sentimentos seja de raiva, tristeza ou angústia e a consequência disso vem depois quando “por razão nenhuma” você se sente irritado.
O melhor conselho para cuidar da saúde emocional é aceitar o sentimento, independente de qual seja. Negar que se está sentindo triste não vai simplesmente fazer a tristeza sumir. O que realmente poderá te ajudar é perceber que aquele sentimento existe e o que você vai fazer em resposta a ele.
Algumas ideias de autocuidado emocional são:
- Criar um diário de pensamentos e colocar tudo ali, sem medir palavras;
- Procurar terapia para tratar questões mais profundas;
- Aceite suas emoções sem julgá-las, você não tem culpa do que sente.
AUTOCUIDADO FÍSICO
Como o próprio nome já diz, são atividades relacionadas ao físico, ou seja, coisas como beber água, se alimentar bem e praticar atividade física, que inclusive faz bem pro corpo mas também ajuda a aumentar a confiança e a extravasar o estresse do dia a dia.
Algumas ideias de autocuidado físico são:
- Prepare um banho relaxante, com direito a vela aromática e luz baixa se quiser entrar numa vibe
- Faça um dia de SPA, é a hora do skincare sim!
- Caminhe ao ar livre, aproveita e leva o pet se tiver um <3
AUTOCUIDADO ESPIRITUAL
Então por último, mas não menos importante, o autocuidado espiritual. Já começo te contando que isso não tem haver com religião ta bom? Espiritualidade e religião não são sinônimos.
Espiritualidade está associada ao sentimento de paz, amor próprio e propósito tanto consigo mesmo quanto com o que estiver ao seu redor. É essa a hora de refletir sobre o que é importante pra você de verdade e o que faz sentido ou não continuar na sua vida.
Por fim, algumas ideias de autocuidado espiritual são:
- Perceba o que é importante pra você. Seja a mudança que quer ver no mundo sabe?
- Seja fiel ao seu eu autêntico. Quais seus desejos, crenças e objetivos?
- Faça uma viagem com o único objetivo de fotografar coisas que o inspiram.
E por fim…
Então, pra finalizar, você não precisa resolver tudo de uma vez. Começa devagarzinho e então vai aumentando gradativamente o tempo de autocuidado e as práticas no dia a dia. Apesar da correria da rotina, faça do autocuidado uma prioridade ta bom?
Assim, deixo aqui minhas última observações e espero que se sinta mais motivado a começar a se cuidar.
- É importante se colocar em primeiro lugar e manter frequência pra que essas práticas funcionem de fato.
- Identifique atividades que realmente te façam sentir feliz porque nem sempre o que o coleguinha considera como bom vai te fazer verdadeiramente bem. Ps: Yoga, por exemplo, não funciona pra todo mundo e ta tudo bem!
- Autocuidado esta diretamente ligado com atividades que façam bem pra sua realidade, então não ache que tem uma fórmula a se seguir sabe? Eu sei que no Pinterest tem uns checklists muito interessantes, mas nem todas as atividades vão te fazer bem de fato, então sério, faz só o que você quiser MESMO!
- Você precisa ser sua prioridade porque pra cuidar de quem amamos precisar estar bem não é mesmo?
Go girl! XOXO 😉
Fonte de pesquisa principal: Site Menvie, e recomendo muito que leiam para ter mais ideias de atividades e ler sobre os outros tipos de autocuidado <3