A Pyer Moss faz história na Alta-Costura
Fundador da Pyer Moss, Kerby Jean-Raymond se torna o primeiro estilista negro e norte-americano a apresentar uma coleção na Semana de Alta-Costura.
Incialmente, o desfile da Pyer Moss ia acontecer na quinta-feira (8), mas acabou sendo adiado para sábado (10) por conta da chuva. A marca desfilou na semana de Alta-Costura na temporada de Outono/Inverno, na mansão Villa Lewaro, nos Estados Unidos. O fundador e diretor-criativo da marca, Kerby Jean-Raymond, se tornou o primeiro estilista negro norte-americano a ser convidado pela Chambre Syndicale de la Haute Couture para desfilar na Alta-Costura.
Primeiro vamos falar do cenário: a mansão Villa Lewaro, residência de Madame C.J. Walker, a primeira mulher negra milionária dos Estados Unidos. O início do desfile contou com o discurso de Elaine Brown, a primeira e única mulher presidente do Partido dos Panteras Negras. O discurso falou sobre a luta pela igualdade racial, o racismo estrutural e o apagamento negro. O desfile começou com a apresentação do rapper 22Gz, que é de East Flatbush, mesmo bairro que Kerby nasceu.
Intitulada de “Wat U Iz”, a coleção homenageou inventores negros estadunidenses. Para isso, Kerby apresentou looks inspirados nas invenções dos homenageados, como a roupa de pasta de amendoim, invenção do agrônomo e cientista George Washington Carver.
A coleção e o desfile inteiro foram de tirar o folego. Ao final, a clássica noiva da alta-costura foi substituída por um look de refrigerador com a frase “But who invented Black trauma?” (Mas quem inventou o trauma preto?). O look homenageou John Standard que, em 1891, criou um modelo de refrigerador doméstico
“Queria que a coleção fosse nova, imperfeita e divertida. E algumas peças são super hilárias para mim, como a de pasta de amendoim.”
disse Raymond.
MAS QUEM É KERBY JEAN-RAYMOND?
Kerby é filho de imigrantes haitianos e usa a Pyer Moss para levantar questões raciais, críticas sociais e celebrar a cultura e história preta. Ele criou a marca em 2013, após Rihanna ser fotografada usando uma peça assinada por ele.
Ao longo dos anos, ele também conquistou celebridades como Zendaya e Tracee Ellis Ross. Em janeiro, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, também usou um casaco assinado por Raymond durante uma cerimônia de homenagem às vítimas de Covid-19.
Nos últimos anos, Jean-Raymond fez algumas parcerias com a marca Reebok. Mas em 2020, ele passou a ocupar oficialmente a liderança criativa da marca esportiva.
No mesmo ano, ele foi eleito como melhor estilista de moda masculina do ano, pelo CFDA Fashion Awards. Ele também apresentou o projeto Your Friends in New York, em parceria com o Grupo Kering, que visa capacitar novos talentos da arte e da moda.
Sua mais recente grande conquista foi justamente o convite para desfilar na Semana de Alta-Costura.
“Com a alta-costura, não há limites. Podemos criar novas expressões de nós mesmos.”
diz Jean-Raymond.