A reforma ministerial do presidente Bolsonaro
A reforma ministerial de Jair Bolsonaro conta com nomes como Ciro Nogueira, Luiz Eduardo Ramos e Onyx Lorenoni.
O Presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) oficializou na quarta-feira (28) a reforma ministerial com a publicação das mudanças no DOU (Diário Oficial da União). Essa reforma havia sido anunciada na última semana pelo presidente em entrevista à rádio Jovem Pan de Itapetininga.
Um dos nomes que Bolsonaro defendeu foi o de Ciro Nogueira (Progressistas-PI) para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Com isso, o centrão ganhou mais poder, já que Nogueira é líder do centrão. O general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro-chefe da Casa Civil, foi realocado para a Secretaria-Geral da Presidência.
Além disso, haverá também a recriação do Ministério do Emprego e da Previdência, que foi extinto por Bolsonaro quando ele foi eleito e passou a pertencer ao Ministério da Economia -comandado por Paulo Guedes. Nesse Ministério, Onyx Lorenzoni ficou à frente. Antes, ele era da Secretaria-Geral da Presidência.
Para o ministro da economia Paulo Guedes, essa reforma não representa nenhuma ameaça ao seu programa de política econômica e tem como objetivo melhorar a relação com o Senado. E sobre Lorenzoni, Guedes disse em entrevista coletiva que ele está “totalmente alinhado” com as políticas de sua pasta.
Onyx Lorenzoni | Foto: Agência Brasil Ministro da Economia Paulo Guedes | Foto: Agência Brasil
Bolsonaro visa as eleições de 2022 com essa reforma, já que se encontra no pior momento de seu governo. Com a popularidade caindo e denúncias aumentando, o presidente quer apostar no apoio político do Centrão. Ao todo com a reforma, serão 4 ministérios ocupados pelo Centrão.
Mas quem é Ciro Nogueira, Luiz Eduardo Ramos e Onyx Lorenzoni?
- Ciro Nogueira: está em seu 2º mandato como senador; também é presidente do partido Progressistas e também foi um dos alvos na Lava Jato. Em 2017, apoiava o PT e o Lula. Nogueira também já foi alvo de propinas e denúncias.
- Luiz Eduardo Ramos: é general do Exército Brasileiro, comandava a Casa Civil – que agora, é comandada por Nogueira.
- Onyx Lorenzoni: é político, empresário e médico veterinário; é filiado ao Democratas (DEM) e vai comandar agora o Ministério do Emprego e da Previdência.