Agostinho Carrara: Um ícone fashion a frente de seu tempo?
Recentemente a moda “brecholenta”, como muitos chamam, começou a ganhar notoriedade com peças em estampas diferentes e que na maioria das vezes são combinadas com outras peças estampadas.
Esse mix de estampas que tanto tem chamado a atenção no tiktok, no pinterest e que ícones como Harry Styles, eleito o homem mais bem vestido de 2020, tem usado, já havíamos visto lá em 2001 com um ícone da moda incompreendido: Agostinho Carrara.
O personagem, interpretado por Pedro Cardoso, motorista de taxi, marido da Bebel e o genro “mala” da Dona Nenê e do Lineu. Ele é conhecido por ser mentiroso, festeiro e o rei dos figurinos únicos e diferentões com vários mix de estampas e o famoso, e até hoje icônico, quadriculado.
A influência das peças coloridas e com estampas marcantes pode ter ganhado força em diversos momentos da história da moda, mas com certeza não podemos deixar de lado o principal marco nos anos 70 com o movimento hippie.
Quem é Agostinho Carrara?
Se veste de maneira exagerada, combinando camisas listradas com calças xadrez, ou camisas e bolinhas com com caças de cores mega vibrantes. Há quem o considerasse cafona, mas hoje nada é mais cafona que chamar alguém de cafona não é mesmo?
A maneira que ele vestia representava muito bem sua personalidade exagerada, e muitas vezes enrolada, falar rápido e alto ao ponto de ficar difícil de entender, era algo marcante de Agostinho. Mesmo sendo esperto ele tem uma personalidade invejosa e muitas vezes mentiroso, se mete em várias encrencas e disposto a qualquer coisa por dinheiro.
Não vamos romantizar o personagem, ele também retrata uma pessoa machista e que já teve atitudes racistas…
Agora falemos de dona Gucci
Um dos motivos pelo qual Agostinho Carrara voltou a ser assunto na internet foi as comparações que o pessoal estava fazendo com as peças da Gucci que, sim, são MUITO parecidas com o estilo excêntrico do personagem.
“Eu não acho que nada é brega ou tendência, porque depende da classe ou grupo que você quer atingir ou sobressair”
Declara Cao Albuquerque, figurinista de “A Grande Família” para o site Polemica Paraíba
Apesar desse fato, estamos longe de dizer que um ou o outro tem um estilo cafona. Harry Styles, como já dizemos anteriormente, foi eleito o homem mais bem vestido de 2020 e ele é a CARA da Gucci né não? Alessandro Michele, diretor artístico da Gucci, é referência quando pensamos nesse estilo com mix de estampas, tons terrosos e essa vibe mais “brecholenta” como ouvimos muito por aí.
E pra provar que algumas peças parecem ter saído do guarda roupa de Agostinho, separamos 4 looks que o site incrível.club separou que são no mínimo interessantes de analisar.
Foto por: Incrível.club Foto por: Incrível.club
E aí? Gostou? Com certeza Alessandro Michele era um grande fã de “A Grande Família” e Agostinho correu para que Harry Styles pudesse correr no mundo fashion. (contém ironia 🤭)