Alemanha proíbe venda e uso de descartáveis

A lei foi aprovada em setembro de 2020, e apenas no primeiro sábado de julho deste ano que ela entrou em vigor

A Alemanha começou a proibir no sábado (3) o uso de plásticos descartáveis que possam ser substituídos por objetos mais ecológicos. Essa lei foi aprovada em setembro de 2020 após uma legislação da União Europia que tem como intenção banir o uso de plásticos em todos os países presentes no bloco.

A intenção é que os descartáveis usados nos cotonetes, talheres, pratos, canudos, colheres e copos de plástico não sejam mais usados pela população e nem mais vendidos, assim como as embalagens que possuem poliestereno que é usado na fabricação de isopor e outros objetos plásticos que podem se modificar através do calor.

Essa medida adotada pela Alemanha – e consequentemente por outros países da UE – visa proteger e preservar a vida dos animais do oceano.

Tartaruga aparece nadando no mar, e na frente dela uma saco plástico.

Os plásticos descartáveis são quimicamente conhecidos como oxidegradáveis, que ao se decomporem se tranformam em pequenas partículas, mas para isto acontecer leva bastante tempo. Além disso, não é possível haver nenhum tipo de reciclagem com estes materiais.

Entretanto, nem tudo são flores. Mesmo com a lei em vigor ainda há plásticos que estão de fora da lista de proibições, porque segundo a diretriz, ainda existem alguns objetos que não possuem uma substituição biodegradável no mercado. Fraldas, lenços umedecidos, cigarros com filtros e absorventes internos terão que ser rotulados em sua embalagem que são produtos que causam danos ambientais, e além disso, os rótulos terão que ter instruções de como descartá-los corretamente. Pelo menos já é um início, né?!

Um instituto de pesquisas independente chamado Pew Charitable Trusts publicou em 2020 um estudo em que avalia que nos próximos 20 anos a quantidade de resíduo nos oceanos pode triplicar. A pesquisa alerta que, se nenhuma ação for tomada, a quantidade de plástico depositada nos mares por ano aumentará de 11 milhões de toneladas para 29 milhões, deixando um acúmulo de 600 milhões de toneladas nos oceanos até 2040, o peso pode ser comparado à três milhões de baleias azuis.

No Brasil ainda não temos tantas leis que possam ajudar o meio ambiente, e somente alguns Estados proíbem o uso de alguns descartáveis, como o canudo. Mas você já pode começar a fazer a diferença no seu dia-a-dia, troque plásticos descartáveis por reutilizáveis e comece a ajudar o meio ambiente. 🙂

Start typing and press Enter to search