Anos 80: a década da música

O que te traz a memória quando falamos dos anos 80? O que você se recorda a respeito da moda, do cinema e até da música? Pois então vamos te mostrar como os anos 80 foi a década da música, marcando uma geração e que estende sua importância até os dias de hoje.

Nos anos 80 o uso da tecnologia estava em alta, o que serviu de inovação para artistas e produtores trazerem uma nova ”cara” nas suas produções.

De tantos estilos que marcaram esta década, a new wave foi um gênero musical que revolucionou na década de 80, sendo um gênero do rock que engloba vários estilos musicais orientados ao rock e ao pop. Este gênero caracteriza-se fortemente pelo uso constante de teclados e um estilo visual característico em vídeos de música e moda. O surgimento da MTV popularizou a new wave, com a ascensão de videoclipes. Em uma matéria para a Gallup Poll em 1982, 14% dos adolescentes afirmaram este ser o seu gênero favorito.

Diversos artistas tiveram sua relevância nos anos 80, mas Michael Jackson e Madonna podem ser considerados os grandes ícones da música pop nesta época. Michael lançou o seu álbum mais vendido, Thriller, em 1982, sendo considerado o rei do pop. E Madonna, considerada o maior símbolo feminino, marcante pela sua personalidade que escapava dos padrões de ”boa moça” na época, indo na contramão do que julgavam ser politicamente correto. THE BIGGEST!

A era disco também foi um grande marco para a época

Suas origem remetem aos anos 60. Contando a história bem encurtada, mas a Black Music passava por grande transformações, principalmente por causa do movimento pelos direitos igualitários estarem ganhando força. Produtores começaram a criar sons com batidas ritmadas, arranjos vocais requintados, e assim, iniciou-se a transformação do que chamamos de Disco Music. O seu declínio se deu por conta do nascimento do rock que tomou um espaço gigantesco e pela crise política e econômica dos Estados Unidos, levantando críticas de conservadores a vida dos adeptos ao estilo disco music.

Mas também tivemos grandes nomes e canções na era disco como Hues Corporation com ”Rock The Boat”, George McCrae com ”Rock Your Baby” e Harold Mevin & The Blue Notes com ”The Love I Lost”.

E o que falar do pop rock nacional? Bem, muito há do que se falar.

Marcado por uma intensa manifestação artística de toda uma juventude que brigava com a opressão que sofreram desde os anos 60 com a ditadura militar e pelas marcas que foram deixadas. O pop rock nacional tornou-se marca da juventude, manifestando sua raiva, oposição, contradição e sentimentos semelhantes na música, mas surtindo efeitos na mentalidade de tantos outros para além da música. Com a inauguração do Circo Voador, uma geração do rock brasileiro foi levantada e fizeram do seu espaço um protesto a uma vida de cárcere imposta pelo sistema.

Start typing and press Enter to search