As tendências da semana de Alta-Costura 2022

Em meio a tendências flutuantes e a influência das redes sociais a semana de alta costura de Paris é o momento de relembrar a moda na sua mais pura forma artística

Do dia 24 ao dia 27 aconteceu a primeira semana de Alta-Costura de 2022, o evento mais aguardado para os amantes da Moda. Você pode estar se perguntando por que essa é a Fashion Week mais aguardada? Pois bem, ao contrário dos outros momentos na passarela, esse desfile não tem a intenção de vender as peças apresentadas.

Esse é um momento tão exclusivo que são poucas as Maisons que fazem parte da lista de representantes. Isso porque para ser considerado uma casa de alta costura é preciso cumprir alguns requisitos. A Chanel, Schiaparelli, Fendi e Dior são alguns nomes que fazem parte dessa lista tão exclusiva.

Tá, então antes de te apresentar quais são as tendências que mais chamaram atenção nessa semana de Haute Couture vamos te dar uma base de como funciona a Alta Costura.

Então, o que é a Alta Costura? Onde vivem? Do que são feitas?

Nascida e criada na França, a Alta-Costura surge no século XIX com o inglês considerado o pai da alta costura, Charles Frederick Worth. As primeiras marcas que foram consideradas como “haute couture”, além da maison Worth foram: Poiret, Patou, Vionnet, Lanvin, Chanel, Schiaparelli, Balenciaga e Dior.

Como mencionado anteriormente, essa é uma fashion week que tem seu foco total voltada para a criação e não para as vendas. Os looks apresentados não são feitos para uso do dia a dia mas sim para grandes momentos e somente para os colecionadores.

A exclusividade não para por aí. Para ser considerado Alta-Costura a casa precisa cumprir algumas regras como: Ter um ateliê em Paris, ter um trabalho 100% manual, desfilar 2 vezes por ano, a coleção precisa ter pelo menos 35 looks e outros requisitos.

Os membros pertencentes a Haute Couture são divididos em permanentes, como Chanel, Chivenchy, Maison Margiela. E os correspondentes, Viktor & Rolf, Valentino, Giorgio Armani Prive e outros. Percebeu que é um momento beeem importante e exclusivo, né? Agora vamos falar das tendências!

O que falar desses lookinhos….

Uma dos coisas que as semanas de moda nos oferecem é observar quais são as tendências que vão dar as caras naquele período. Pois então, na Alta-Costura não é muito diferente, o que mais encontramos são as trends que provavelmente vão dominar as passarelas, a sua timeline e o seu coração esse ano. Então vamos dar uma olhada no que separamos!

Surrealismo

Volumes, formas abstratas e que chamam atenção costumam marcar presença nessa fashion week, mas esse ano houve ainda mais atenção quanto a isso. As grifes apostaram em algo ainda mais marcante, não havia a intenção de ser somente chamativo mas causar emoção era essencial. O ponto do surrealismo é o mais interessante pois é onde conseguimos mais enxergar o jogo criativo que o designer desenvolve.

Alfaiataria oversized

A ideia que temos da peça de alfaiataria ser sempre alinhada e com comprimentos ideais foi desconstruída em peças oversized, despojados, não alinhados e desproporcionais ao que estamos acostumados a idealizar. Além disso a alfaitaria leva um toque de uso no dia a dia, pssoalmente sou muito fã e estou amando essa pegada streetwear que ela tem recebido.

Transparência

Trazendo rapidamente pro momento atual, tenho certeza que viu em algum momento nas redes sociais essa trend sendo usada pela participante do BBB22, Jade Picon. Desde o final de 2021 que estamos de olho nas transparências surgindo cada vez mais fortes nos guardas roupas das it girls e nas passarelas. Pois bem, na semana de alta-costura não foi diferente…

Meia Calça

A terceira peça recebeu bastante atenção durante as apresentações aparecendo com detalhes particulares mas que traziam um toque sólido aos looks. Com pedrinhas, bordados ou simples a meia calça tem tomado mais espaço nas composições.

Luvas

Assim como a transparência, as luvas tem recebido uma atenção muito especial pelos internautas. Desde as luvas mais simples até as mais pesadas, a escolha desse acessório dominou as passarelas e provavelmente vai ser um dos maiores marcos das tendências pra esse ano… sinto isso!

Fendas

Trazendo aquele toque de sensualidade e classe, as fendas retornam com tudo desde tamanhos mais simples e singelos aos mais poderosos e extravagantes.

Conjuntinhos

Os conjuntos são looks que já são queridinhos nas passarelas, porém nessa edição eles recebem um toque de ousadia surgindo com cores mais extravagantes, pedrinhas, volume e cortes mais fluídos.

E aí? O que acharam de algumas tendências que a alta-costura 2022 nos proporcionou?

Como dito por Daniel Roseberry, diretor criativo da Schiaparelli, estamos num momento que além da esperança há o sentimento de perda. Apesar de todo luxo que envolve a semana de alta costura o designer ressalta que nesse momento o que parecia emocionante era algo contido.

O que podemos observar é que de fato há uma escolha mais contida nas cores e na quantidade de volumes que normalmente seria apresentado. Acredito que ai está a beleza dessa semana, conseguimos enxergar a moda como a expressão dos sentimentos de cada um desses designers. Em tempos de tantas incertezas é comum que busquemos segurança no que é conhecido.

As maquiagens também foram destaque nessa semana, mas isso é assunto pra um post super especial que você pode conferir lá no nosso instagram em breve então já clica aqui pra seguir a gente e não perder nada! 😉

Start typing and press Enter to search