Balenciaga faz seu retorno à Alta Costura após 53 anos
O desfile da grife, que está sob o comando de Demna Gvasalia, era um dos mais esperados da semana de moda em Paris
Balenciaga, a grife francesa fez seu retorno à Alta Costura após 53 anos sem apresentar nenhuma coleção nova neste nicho. Se você deseja saber mais como uma marca pode ser considerada da Alta Costura e quais suas características, confira a matéria que nós já fizemos aqui no site.
A coleção foi apresentada no ateliê de Cristóbal Balenciaga, o fundador da marca, que é localizado na avenue George V, em Paris e já estava fechado a mais de 50 anos, quando seu criador resolveu se aposentar e parar de produzir coleções. Demna Gvasalia, atual diretor-criativo da marca fez uma coleção onde os novos looks da marca se encontram e tem referências nos criados por Cristóbal. Os 63 looks foram apresentados da mesma forma que o fundador da grife fazia nos anos 70 – época considerada de ouro para a Balenciaga -, nenhum som ambiente, para que fosse possível ouvir o movimento dos tecidos.
“Haute couture é a base da criação dessa casa, então é a minha obrigação criativa e visionária trazê-la de volta. Para mim, couture é um modo inexplorado de liberdade criativa e uma plataforma de inovação. Ela não só oferece um outro espectro de possibilidades na criação de roupas, como traz a visão moderna de Balenciaga de volta a suas origens.” disse Demna.
Gvasalia que está no comando criativo da marca desde 2015 revolucionou o streetwear da marca, fazendo-a cair nos queridinhos da socidade de moda novamente. Em entrevista, ele declarou que para a haute couture decidiu trazer além da elegância o estilo moderno, e que também gostaria de que as pessoas o colocassem somente na caixa do streetwear. A
A composição
As inspirações de Gvasalia foram as ombreiras que Cristóbal usava, seus chapéus em formato de disco voador, e com um toque especial, o diretor criativo da mason trouxe um casaco de pele falsa, enumerado como look 25 que fora bordado com shantung.
A Balenciaga disponibilizou em seu canal do Youtube um vídeo do desfile, clique aqui para conferir a coleção inteira. Além disso, a maison anunciou que só irá fazer apenas uma coleção de alta costura no ano -geralmente as grifes fazem dois-.
Agora nós vamos ficar ansiosos para as próximas criações de Demna, não é?!