Blue Beauty: a beleza a favor dos oceanos

Conheça a iniciativa sustentável que visa principalmente, a preservação dos oceanos e o bom senso no pós-consumo de toda a indústria da beleza.

Apesar de ser menos conhecido que o Green Beauty, por exemplo, o Blue Beauty não deixa de ser essencial e um dos principais pilares da cosmética sustentável. Criado pela americana Jeannie Jarnott, o movimento tem como propósito a redução do plástico nos oceanos por meio da indústria da beleza, a qual precisa ser responsável orientando seu consumidor no pós uso.

Enquanto o movimento Green Beauty se preocupa mais com a transparência, envolvendo a cadeia produtiva e a origem de seus ingredientes, o Blue Beauty tem seu foco voltado no descarte no pós-consumo e na vida marinha.

Essa preocupação que envolve toda uma indústria vem de dados alarmantes. Uma pesquisa realizada por uma agência científica australiana, a CSIRO’s Oceans and Atmosphere, mostrou uma estimativa da quantidade de plástico acumulado nos oceanos do planeta, que chega a, pelo menos, 14 milhões de toneladas submersas. Denise Hardesty, pesquisadora principal do estudo, ainda alerta as necessidades urgentes no combate ao problema em questão.

Algumas marcas que adotam medidas a favor do movimento

Um exemplo é a pioneira em beleza sustentável Biossance, que tem parceria com a Oceana, uma organização que luta pela conservação oceânica. Além disso, a marca também fabrica todas as suas embalagens a partir de fibras da cana-de-açúcar e utiliza caixas certificadas.

O ingrediente principal utilizado pela Biossance em seus produtos é o esqualano, uma alternativa 100% vegetal do esqualeno. (O esqualeno é um ingrediente derivado de uma raça de tubarão específica que vive no Japão. O esqualano usado pela marca é derivado da cana-de-açúcar). A marca ainda destaca em seu site que, com o uso do esqualano, salva mais de 2 milhões de tubarões por ano.

Produtos Biossance. | Foto: Biossance

A empresa de cosméticos francesa Avène criou o projeto Skin Protect Ocean Respect, que garante filtros solares sem ingredientes prejudiciais aos corais, fitoplânctons e zooplânctons.

Foto: Avène

Já a B.O.B (Bars Over Bottles) é uma marca pioneira em cosméticos em barra e naturais, que tem como principal objetivo zerar o plástico dos banheiros. A B.O.B não utiliza nenhum plástico em suas embalagens e produtos.

Para entendermos mais a gravidade da situação, de acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), estima-se que até 2050, poderemos ter mais plástico do que peixes no mar.

Apesar do mundo ter noção da gravidade do problema, muitas empresas acabam por adotar algumas medidas superficialmente, apenas como estratégia de marketing. Porém, é necessário um olhar mais atento em toda a cadeia produtiva e no pós-consumo. Só assim, pode-se gerar um resultado significativo por parte da indústria da beleza.

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