A importância dos brechós para a mudança na moda

Não é de hoje que brechós tem tomado um grande espaço no mercado da moda, prolongando o ciclo de vida das peças que antes iriam direto para o descarte. Essa transformação para muitos é um spoiler do que está por vir na indústria.

O uso de técnicas sustentáveis e processos transparentes está virando essencial para empresas continuarem em alta no mercado. Isso por que consumidores tem escolhido dar atenção para aqueles que estão dentro desses parâmetros, e na moda isso não é muito diferente. Ai entra a relevância dos brechós.

No dia 19 desse mês, ocorreu a Semana Fashion Revolution como contamos a vocês aqui e também fizemos cobertura dos eventos no nosso Instagram. O movimento é exatamente cobrando essa transparência das empresas em relação aos processos, o backstage e os materiais usados nas fabricações das peças.

Algo que foi muito falado foi sobre a crescente dos brechós e da técnica de upcycling. Ambas com o objetivo de prolongar o ciclo de vida daquela peça, ou da matéria como é o caso do upcycling.

Brechós

Você já deve ter navegado no instagram e encontrado alguns brechós com peças que parecem ter acabado de sair da loja mas que por algum motivo foi descartada. Ou então, já deve ter encontrado aquele brechó da sua amiga que ta fazendo renda extra. Tem até brechó de luxo, com peças de marcas como Chanel e Gucci.

Bom, a questão é que brechós tem ganhado muito espaço no mercado da moda. Isso por que eles surgem com uma proposta de equilíbrio entre preço e peça, além de resgatarem tendências que foram esquecidas.

Como apontou a Insecta Shoes, durante a Copenhagen Fashion Summit, foram divulgados dados que concluem a importância dessas práticas de prolongamento de ciclo de vida das peças: 92 milhões de toneladas de descarte têxtil foram produzidas em 2015 no mundo. É estimado que no Brasil são cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano. A grande maioria vai para lixão ou aterro mas quando falamos de brechós, estamos nos referindo a diminuição significativa desse final trágico pras peças.

Reprodução: Post no Instagram do brechó @girlboss_clothing
Reprodução: Post no Instagram do brechó @girlboss_clothing
Ok, você entendeu o impacto que o descarte de roupas tem mas ainda não se interessou muito pela ideia dos brechós ?

Bom, vamos na prática então… Primeiro case você é o que esta descartando.

Depois que você que olha seu armário e sente que aquelas peças já não fazem mais sentido pra você, surgem duas possibilidades: Uma é você jogar fora e não ter a menor ideia do que vai acontecer com aquela roupa e fazer parte das estatísticas de lixo excessivo produzido.

E a outra seria doar para alguma instituição que vai, ou entregar para pessoas que precisam, ou reaproveitar aquela peça pra transformar e voltar com ela pro mercado ou só revender pra que outra pessoa possa utilizar como é o caso dos brechós.

Vantagens de realizar a segunda opção: Diminuir sua pegada ecológica, ajudar alguém que estaria precisando de uma roupa, e se estivermos falando de brechós que fazem consignação você ainda consegue uma renda extra.

Agora, no segundo case, você é quem esta comprando

Você decidiu reformular todo seu guarda roupa e mudar seu estilo, eu tenho dessas as vezes, e por isso você precisa comprar peças novas e diferentes que façam parte desse novo estilo.

Ai você pode, ir em lojas de departamento e procurar peças que te agradem pagando um preço consideravelmente caro já que provavelmente em 1 ou 2 meses você vai precisar comprar outra porque ela ja vai estar desgastada. Ou então, entrar em sites que oferecem roupas que vem de outro país e em 89% dos casos a fabricação daquela peça parte de uma história que provavelmente nenhum de nós estaria confortável em ouvir.

Ou, você pode procurar marcas locais, e brechós que te oferecem peças extremamente cuidadas, em que você sabe de onde surgiu, te cobrando um preço justo por uma qualidade digna.

Vantagens da segunda opção: Você consegue achar peças que possuem mais de 20 anos (aquelas com selo C.G.C) provando a qualidade daquela peça, além de contribuir para um mercado circular em que você está no controle do quanto você vai comprar.

Finalizando aqui…

Brechós, assim como falamos no upcycling, são meios que tem ganhado espaço considerável na construção da indústria fashion, e que contribuem para o prolongamento de vida útil de uma peça e ainda geram oportunidades para pequenos empreendedores.

Uma maneira de enxergar a moda é na escolha de peças que contem histórias e que representem sua essência. Nesse caso, esteja no controle da história que você veste 😉

Start typing and press Enter to search