Chefe de Estado e Chefe de Governo: Entenda a diferença
Chefe de Estado e Chefe de Governo são poderes de um país que podem ser divididos entre duas pessoas ou em uma. Para começar a entender é preciso ficar ciente que essa separação em cada país é feita por causa de sua cultura, história e constituição
Essa distinção de Chefe de Estado e Chefe de Governo é mais comum em um regime parlamentarista do que presidencialista. Mas fica a primeira dúvida, o que é regime parlamentarista e o que é o presidencialista?
Vamos lá…
No regime presidencialista o chefe do Poder Executivo é escolhido através do voto do povo, e é mais comum que no sistema presidencialista os cargos de Chefe de Governo e Estado estejam sob a fluência da mesma pessoa, que no caso foi a escolhida através da nação para ser o(a) PRESIDENTE daquele país.
Agora, no regime parlamentarista o chefe do Poder Executivo é o primeiro-ministro, que geralmente é escolhido através de uma votação dos membros do Poder Legislativo. Nestes regimes, a população vota apenas para a escolha dos membros do parlamento.
Para se aprofundar mais, leia esta matéria do site Diferença.
No regime parlamentar o chefe de Estado cumpre compromissos protoculares, é visto mais como a imagem que aquele país quer passar aos outros. Geralmente o chefe de Estado recebe chefes de outros países em visitas oficiais. Um exemplo que todos conhecem de um chefe de Estado do regime parlamentista é a Rainha Elizabeth II da Família Real do Reino Unido, e seu Chefe de Governo é o Boris Johnson. O cargo de primeiro-ministro de Johnson ocupa-o de conduzir os assuntos nacionais, nas relações interiores e exteriores.
Agora, no regime presidencialista o cargo de chefe de Estado e chefe de Governo são de uma mesma pessoa, o Brasil é um exemplo político deste segmento. O nosso presidente, Jair Bolsonaro, é chefe do Poder Executivo, de Estado e de Governo. Os Estados Unidos são um outro país muito observado politicamente que segue o mesmo regime.
E, ademais, há alguns países que têm um sistema misto de regime: são chamados de semipresidencialistas! Um exemplo é a França, em que há o presidente Emmanuel Macron, chefe de Estado e o primeiro-ministro, Jean Castex que assumiu o cargo de Chefe de Governo. Ambos têm obrigações políticas que são determinadas pela constituição do país.