Chega de confusão! Entenda como funciona as estações na moda

A moda, assim como varias outras coisas, se baseia por estações pré definidas e, é por meio delas, que surgem as tendências e os designers podem criar as coleções. Uma coleção é desenvolvida através de um tema e pode ser conceitual ou comercial, sendo a conceitual apresentada nas passarelas mostrando as tendencias e o que pode ser encontrado nas comerciais, que estão nas vitrines.

Agora, uma das maiores confusões quando falamos de coleções sendo lançadas é, em que estação ela realmente está. Nós sabemos quando começam as estações mas quando falamos de calendário da moda, é um pouco diferente.

Reprodução: Freepik

Tudo começou quando Charles Worth, considerado o pai da alta costura, criou esse sistema de divisão em duas temporadas, Primavera/Verão e Outono/Inverno. Com as mudanças climáticas ele percebeu que as pessoas compravam roupas novas para se adaptar ao novo clima, e como a sensação do outono e do inverno são parecidas assim como a primavera e o verão, foi decidido uni-las e formar duas temporadas.

Agora, esse calendário se aplica ao Brasil? Sim!

Apesar de ter surgido na Europa, onde as estações são bem definidas, no Brasil seguimos o mesmo calendário, sendo as nossas estações contrárias as do hemisfério Norte. Ao contrário daqui, o ano lá começa no inverno passa para a primavera, verão, outono e termina no inverno facilitando a demarcação das coleções.

As semanas de moda

A programação do desfile antes da temporada permite às marcas tempo suficiente para se apresentar na passarela e, em seguida, criar suas linhas comerciais de acordo com o interesse do comprador. Ou seja as marcas criam coleções que estão de acordo com as estações do ano, mostrando com antecedência para estabelecer as tendências sazonais

Na prática funciona assim: As apresentações de Outono/Inverno se referem ao Outono do ano em que está e o Inverno do ano seguinte. E durante o Outono e Inverno são apresentas as coleções da próxima temporada, sendo Primavera/Verão. Como exemplo, temos a Semana de moda em Milão que vai ocorrer em setembro para que as Maisons possam apresentar suas coleções de Primavera/Verão 2021.

As “pré-coleções”

Além das duas principais temporadas, que no caso são as definidas pelas estações, a indústria da moda criou outros dois períodos de coleção que podem ser considerados coleções mais comerciais, que antecedem as exclusividades e tendências apresentadas nos desfiles.

Se você ja viu termos como Ready-to-wear, Cruise/Resort, ou o Alto-Verão e Coleção de festas, no Brasil, são todas se tratando sobre isso. As coleções de pré-temporadas tendem a ser mais proveitosas pois passam mais tempo nas vitrines e geralmente são estilos mais usáveis que não vão roubar a excentricidade das próximas grandes coleções.

Ufa! Espero que tenha conseguido entender. É mais confuso por que é preciso primeiro entender o calendário internacional para que possamos entender o nosso, já que a moda no Brasil ainda é pouco divulgada quando comparamos com a Europa, por exemplo. Independente de tudo, moda é para ser do seu agrado, use o que te faz sentir melhor independente da coleção e seja feliz!

Start typing and press Enter to search