Chile: o que você precisa saber para entrar no país
Julho é o segundo mês do ano em que as pessoas geralmente tiram férias, ficando atrás somente de janeiro. E, para curtir as férias, muitos destinos fora do Brasil estão sendo escolhidos pelos brasileiros, e um deles é o Chile.
Se você veio atrás de dicas para o Chile, está no lugar certo! E, para melhorar ainda mais, as dicas apresentadas abaixo podem ser incorporadas no seu roteiro em qualquer época do ano. Vamos lá?
Chamado também por país andino — referindo-se como adjetivo a Cordilheira dos Andes, que compõem o país —, o Chile possui 19 milhões de habitantes, sendo considerado o 37º maior país do mundo.
Qual documento necessário para entrar no Chile?
Para entrar no país, você possui a opção de somente dois documentos com foto: passaporte ou carteira de identidade, que tenha emissão inferior a 10 anos. Ao passar pelo guichê da imigração e apresentar o seu documento, o atendente também perguntará de quanto tempo será a sua estadia e o local, portanto, é necessário que essas informações estejam fresquinhas na sua mente. Além disso, você receberá a Tarjeta Unica Migratoria, papel bem parecido com uma nota fiscal. Esse documento deverá ser entregue na saída do país, então, guarde em um lugar bem seguro para não perder (Uma dica extra: esse lugar seguro pode ser na capinha do seu celular, né?)
Qual é a declaração exigida no desembarque do Chile?
A declaração SAG, também conhecida como Declaração Juramentada, é anunciada pelo comandante no momento em que o avião pousa no Chile, comunicando que os passageiros devem preencher e apresentar no guichê do aeroporto. Essa declaração é obrigatória para todas as pessoas maiores de 18 anos que estão entrando no país e serve para declarar ou não o transporte de produtos de origem animal, vegetal e/ou produtos utilizados em atividades florestais e agrícolas.
O guichê de apresentação da declaração SAG fica após a imigração, caso o seu pouso seja no aeroporto Arturo Merino Benitez, em Santiago. Você pode preencher a declaração no guichê ou de forma online. Caso deseje fazer da segunda forma, clique aqui e guarde o link para o dia da sua viagem.
Quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Chile?
O país possui a sua própria moeda, chamada de peso chileno. Atualmente, um real equivale a 170,29 peso chileno. No Chile, as notas são chamadas de efectivo e os cartões, seja de débito ou crédito, de tarjeta. As duas formas de pagamento são bem aceitas nos estabelecimentos do país, então, o uso deles fica a partir da preferência do viajante. Muitos guias aconselham o uso de cartões, porque é bem comum a falsificação de notas de dinheiro no país, o que pode gerar alguma dor de cabeça aos turistas. O cartão Wise costuma ser o mais recomendado para usar no país, porque oferece a conversão do dinheiro pelo próprio aplicativo. Agora, se você optar por também ter notas, a rua que possui maiores casas de câmbio é chamada de “Bandera”, localizada no centro de Santiago.
Como é o transporte público em Santiago?
Santiago, a capital do Chile, é geralmente o destino de muitos viajantes, inclusive daqueles que acabarão indo para outras cidades como: Valparaíso, Viña del Mar, Pucón, Puerto Varas, La Serena, San Pedro de Atacama e muito mais. Mas, se você passará algum tempo em Santiago e deseja se locomover pela cidade, deve escolher o transporte público como opção. O metrô de Santiago é considerado o segundo mais moderno da América Latina, ficando atrás apenas de São Paulo. Contando com 108 estações, você pode ir para todos os bairros de Santiago através dele. Para isso, é necessário o uso do cartão de passagem, chamado de Bip, que pode ser adquirido nos guichês das estações. Além do metrô, o Bip também é aceito nos ônibus da cidade. Se você viajará em dupla, também tem uma boa notícia: o Bip pode ser utilizado por duas pessoas no mesmo meio de transporte! Informação importante sobre o Bip você não pode deixar de saber: eles são vendidos nas bilheterias das estações, que só aceitam efectivo, seja para compra do cartão ou para carregá-lo, então, não ande despreparado!
Gostou de saber das curiosidades? Então, assista a um vlog pelo Chile!