Coldplay e Rock the Moutain: diversão e sustentabilidade
Turnê da banda Coldplay e festival de música do Rio de Janeiro colocam a sustentabilidade como prioridade na diversão dos shows
A preservação do meio ambiente para as gerações futuras tem sido cada vez mais assundo principal em debates, organização de eventos e acordos em países, como você pôde perceber através da COP26 que reuniu líderes mundiais de vários países, incluindo até o futuro rei da Inglaterra, o príncipe Charles para debater sobre os impactos da sociedade no meio ambiente. Se você quer saber um pouco mais sobre o que rolou na Conferência organizada pela ONU, leia a matéria que saiu na nossa edição da semana passada falando especialmente da COP26.
A ONU divulgou no AR6, seu relatório anual sobre a crise climática, que a maior causadora do aquecimento global é a sociedade. E isso é bem fácil de se provar, porque o discurso mais comum das pessoas para não adotar medidas mais sustentáveis é que “não podem mudar o mundo sozinhas”. Você que já foi há algum festival de música ou saiu às ruas durante o carnaval observou que durante a diversão as pessoas tendem a esquecer que os lixos existem, né?! E o resultado final é desastroso.
E foi pensando nisso que aqui no Brasil foi criado o Festival Rock The Mountain que vai ser realizado em Itaipava, em Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro. O RTM – como é conhecido nas redes -, reúne a diversão, liberdade e preservação da natureza em um só lugar. A proposta dos organizadores é que na próxima edição, que acontece em abril de 2022, tenha o mesmo respeito pela natureza como na 5ª edição que rolou em 2019. O público teve a oportunidade de plantar mais de 40 mudas nativas da Mata Atlântica no Parque Municipal, além de ter pontos de água potável distribuídos pela área do festival e venda de copos reutilizáveis nos pontos de venda. O festival se comprometeu a compensar o carbono emitido e realizou um reflorestamento em pontos da cidade de Petrópolis em parceria com a ONG Projeto Água. Além disso, a cada ingresso vendido foram utilizados 2 reais para a realização das iniciativas sustentáveis do festival.
A próxima edição contará com shows de Caetano Veloso, Djonga, BayanaSistem e muito mais. Se quiser saber mais sobre o festival, clique aqui.
A banda Coldplay, que lançou recentemente seu novo álbum e anunciou sua turnê mundial “Music of The Spheres” resolveu adotar medidas mais sustentáveis em sua viagem pelo mundo. As medidas adotadas pela banda serão feitos a partir de sua logística até a participação dos fãs. Os show da banda são bastante conhecidos por suas pulseiras coloridas, agora serão feitas de materiais compostáveis e os confetes lançados durante a apresentação serão biodegradáveis. Os palcos serão feitos parcialmente de bambu e a maior parte da energia utilizada no show será gerada por painéis solares e baterias sustentáveis, que serão geradas a partir de bicicletas ergométricas espalhadas no local para que os fãs possam ajudar. A alimentação vendida ficará por conta de comerciantes locais ou fazendas que trabalham com a agricultura regenerativa. Para a viagem da banda será usado um combustível mais sustentável nos aviões e os fãs que também viajarem com meios de transporte de baixa emissão de carbono também serão beneficiados com descontos em compras no show. Muito legal, né?! 🙂
A banda ainda revelou que a cada ingresso vendido, uma árvore será plantada. A turnê está prevista para começar em março de 2022 e passará pelo Brasil em setembro, quando eles se apresentarão no Rock in Rio.