Como funciona os bastidores de um desfile de moda
Quando paramos para assistir um desfile pronto, as modelos aparentemente tranquilas e a apresentação impecável, nem imaginamos o caos e correria que se passa nos bastidores. Os desfiles ficam encarregados de não só apresentar uma coleção, mas também apresentar tendencias e conceitos definidos pelos designers.
Uma sala bem grande com mesas, cadeiras, espelhos e araras para preparar as modelos é o que podemos encontrar no backstage. Os looks são montados e separados com o nome das modelos que irão usar, processo definido alguns dias antes do evento junto com a seleção dos modelos e o estilo de maquiagem que transmitirá o conceito definido pelos estilistas. Também é possível que haja costureiras de plantão para prováveis complicações ou ajustes, além dos comes e bebes, geralmente petiscos.
A iluminação e música também são fatores decisivos para implicar o impacto que o desfile vai causar. As músicas precisam ser cuidadosamente selecionadas, pois os modelos vão guiar suas passadas através da batida o que vai definir a velocidade do desfile levando em consideração a quantidade de trajes e o conceito que se quer ser transmitido. A iluminação e decoração também são responsáveis na construção do clima e são montadas a partir da temática da coleção.
Em 2014, por exemplo, Karl Lagerfeld, ex diretor criativo da Chanel, que faleceu em fevereiro desse ano, preparou para a coleção Ready-To-Wear Outono/Inverno um desfile em um supermercado montado dentro da Grand Palais. O cenário era rico em detalhes e contava com muitas prateleiras recheadas de produtos, placas com anúncios de desconto e ao final foi anunciado “O centro de compras irá fechar em breve, por favor sintam-se a vontade para pegar frutas e vegetais de graça e voltem sempre” permitindo que os convidados pegassem algum item do cenário para levar de lembrança. Segundo Lagerfeld, a Chanel criou mais de 500 rótulos e haviam mais de 10.000 produtos diferentes expostos.
No dia os retoques finais são feitos e a equipe de coordenação entra em ação guiando os modelos e os maquiadores, colocando a ordem nos muitos processos que se devem ser seguidos. Eles, junto com os estilistas definem a ordem em que os looks serão apresentados nas passarelas. Apesar da correria e do trabalho, os desfiles ocorrem com perfeição independente dos imprevistos e a sensação de dever cumprido com o resultado final deve ser recompensador.