#Conheça: As sete Maravilhas do Mundo
Você provavelmente já ouviu falar sobre “As Sete maravilhas do mundo”, entretanto, é de pouco conhecimento público que existem as Sete Maravilhas do Mundo Antigo e as Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Esses monumentos foram considerados os mais bonitos e impactantes já existentes no mundo. As maravilhas do mundo antigo se trata de construções erguidas há milhares de anos atrás, e receberam esses títulos pela sua beleza e eficiência usada nas técnicas, mesmo em situações rudimentares da época. Elas foram listadas pelos gregos, que tinham o intuito de apresentar “as sete coisas dignas de serem vistas”
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo são:
- Pirâmides de Gizé: Foram construídas há mais de 4 mil anos, e são as únicas maravilhas do mundo antigo que ainda continuam de pé. Elas estão localizadas em Cairo, no Egito. Agora servem de ponto turístico, mas o objetivo inicial eram servir de tumba.
- Jardins suspensos da Babilônia: Não há registros históricos de sua existência, mas é considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo pelos historiadores. Segundo história, o jardim teria sido construído a mando do rei de Babilônia, em um gesto carinhoso para sua esposa preferida, uma lembrança de sua terra natal que tinha muitos jardins.
- Estátua de Zeus: A estátua de 12 metros de altura e de ouro, conforme relatos foi construída em homenagem ao deus Zeus, que era considerado o deus grego máximo dos gregos antigos. A estátua ficava em Constantinopla e foi destruída em um incêndio em 462 d.C.
- Templo de Artémis: O templo foi construído em Efeso, na atual Turquia, em homenagem a Artémis, que era uma deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens.
- Mausoléu de Mausolo: Foi um túmulo construído em 353 a.C. em cima dos restos mortais do rei Mausolo a mando da rainha Artemísia II.
- Colosso de Rhodes: Era uma estátua feita inteiramente de bronze do deus grego Hélis. A estatua tinha 30 metros e contava com um farol na mão, guiando os navegantes que ali passavam. Segundos os historiadores, a estátua foi destruída por volta de 225 a.C por um terremoto que a jogou no fundo do mar.
- Farol de Alexandria: O farol foi construído próximo a cidade de Alexandria, no antigo Egito. Ele era feito de mármore e fora feito a pedido de Ptolomeu.
Agora, as Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram escolhidas através de uma votação feita pela internet e por ligações telefônicas realizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation. Os monumentos escolhidos como mais importantes da modernidade foram apresentados em 2007 em uma cerimônia em Portugal.
Confira-as:
- Cristo Redentor: Localizado no Rio de Janeiro, o monumento da imagem de Jesus Cristo de braços abertos foi inaugurado no dia 12 de outubro, em 1931. A construção é localizada a 709 metros acima do nível do mar, tendo 38 metros de extensão – 8 sendo o pedestal.
- Grande Muralha da China: Elaborada ao longo de várias dinastias chinesas, a Muralha da China começou a ser construída em 220 a.C. O objetivo do monumento era proteger possíveis invasões vindas do Norte.
- Taj Mahal: O monumento está localizado na Índia foi construído entre 1630 e 1652. Ele foi feito em homenagem à esposa preferida do imperador Shan Jahan que faleceu dando à luz ao seu 14º filho. Taj Mahal foi erguido sob o túmulo de Aryumand Banu Begam e unido ao rio Yamuna. A criação é coberta com pedras semipreciosas em todo o seu interior.
- Machu Picchu: É uma cidade localizada no Peru, no topo de uma montanha com 2.400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba. O monumento, no entanto, só tem 30% de sua originalidade, o restante foi reconstruído durante os anos. A cidade foi descoberta em 1911.
- Chichén Itza: Chichén Itzá, localizado no México era um centro político e econômico dos Maias.
- Coliseu: Localizado na Itália, o monumento é um símbolo do Império Romano, era palco de grandes lutas e obras teatrais. É uma das obras mais famosas e mais visitadas do mundo.
- Ruínas de Petra: As ruínas, que sobreviveram ao tempo com vários terremotos, estão localizadas na Jordânia. Ela é inteiramente esculpida em arenito e foi habitada pelos Nabateus em 1.200 a.C.
As maravilhas do mundo, que anos atrás foram palco de histórias e culturas de outas civilizações, agora são pontos turísticos mais visitados do mundo.