#Conheça Banksy e suas artes

Banksy é o pseudônimo do artista de grafite urbano, cuja identidade real até hoje não foi revelada. Alguns jornais já associaram o seu pseudônimo há nomes reais, divulgando até possíveis anos de nascimento. Como fez o jornal inglês Daily Mail, dizendo que seu nome verdadeiro era Robin Banks. Outro nome associado a ele foi Robert del Naja, músico do grupo Massive Attack. Muitos jornalistas já chegaram a conclusões de que Banksy não é somente uma pessoa, mas sim, um grupo de artistas. Entretanto, a identidade do artista é um mistério até os dias de hoje, em sua conta no Instagram ele publica alguns vídeos em que aparece, mas sempre está com capuz e o rosto coberto.

Em 2003, em fato único Banksy deu uma entrevista para o The Guardian, dias antes de sua exposição em animais vivos em um armazém. Ele citou na entrevista que seus pais não sabem – ou sabiam – que ele era o Banksy, achavam que ele era um decorador. Segundo a descrição do jornalista Simon Hattenstone que o encontrou em um pub em Bristol, ele é um homem branco, com dente prateado, corrente de ouro no pescoço e calças largas. Na época teria em torno de 28 anos.

Imagem dos bastidores capiturada pelo seu ex-agente e fotográfo Steve Lazarides. Fotos inéditas do artista de rua, sempre de costas, foram publicadas no livro “Banksy Captured” (Banksy Capturado)

Suas obras começaram pelos muros de Bristol, na Inglaterra. Todo o contexto de seus grafites tem uma crítica social e política, alguns contra o capitalismo, o consumismo e governantes. Hoje em dia, seus grafites podem ser encontrados em Bristol, Londres, França, Estados Unidos, Barcelona, Austrália e na Faixa de Gaza.

Muro pintado na Palestina, nominado de Soldier Throwing Flowers mostra um cidadão com o rosto coberto em posição de arremessar flores, ao invés de granadas.
Mural pintado em Dover, porto que liga a França e o Reino Unido, simbolizando a saída da Inglaterra da União Europeia. O trabalhador, em uma escada, apaga uma estrela da bandeira da UE.
Girl with a ballon foi pintado em Londres, na Inglaterra. Banksy ainda escreceu a frase “There is always a hope” em tradução “Há sempre esperança”. Essa pode ser considerada uma das mais famosas obras dele.

Essa obra foi reproduzida em um tela e colocada em um leilão, em Londres, em 2018 e vendida por mais de um milhão de libras. No momento em que o martelo foi batido, a obra se autodestruiu, com um dispositivo triturador colocado na moldura pelo próprio Banksy, como ele mostra em sua conta do Instagram. Desse modo, Banksy declarou mais uma vez a sua opinião sobre o mercado de arte.

Há quem acredite que o artista estava presente no local e apertou o botão de destruição
Exposição realizada na Califórnia, em um armazém, foi gratuita e contou com a presença de muitos fãs. A atração principal foi um elefante de 37 anos que foi pintado representando a expressão “Um elefante na sala de estar”

Em uma versão satírica da Disneyland, o artista inaugurou no litoral do Reino Unido o parque Dismaland, que segundo o próprio, é um parque temático para anarquistas principiantes.

O parque é um futuro distópico criado pelo artistal. “Dismal” traduzido em português significa sombrio em português e faz um trocadilho à Disneyland. Ao longo dos anos, o artista sempre assinalou em algumas de suas obras que a vida real não era um conto de fadas. A estrutura do parque conta com um castelo, parecido com o da Cinderela e um tanque cheio de refugiados.

Reprodução: Reuters/Suzanne Plunkett
Reprodução: Reuters/Suzanne Plunkett
Reprodução: Reuters/Suzanne Plunkett
Em Nova York, Banksy montou uma pequena barraca para vender suas artes por 60 dólares, algumas até mesmo exclusivas, sem as pessoas saberem que eram originais.

Sempre em seus muros e em vários locais das cidades o artista grafita ratos, fazendo alusão aos humandos e macacos. Essa é uma marca registrada de Banksy, e durante a pandemia, ele publicou em seu Instagram onde estava fazendo suas obras, já que não era possível ir às ruas devido ao lockdown.

“Minha esposa odeia quando eu trabalho de casa” – Banksy.
Reprodução: Instagram/ Banksy

Seu último trabalho público foi na estação de trem de Londres, dentro do vagão, onde incentiva as pessoas a usarem a máscara. Seu grafite foi removido pela companhia que administra a estação. Mas, o porta-voz da empresa Transport for London (TfL) apreciou a iniciativa de Banksy, mesmo que em um local proibido, e o convidou a voltar e fazer uma nova versão em um lugar adequado.

Start typing and press Enter to search