#Conheça o grupo que conquistou o mundo: BTS
BTS, também conhecidos como Bangtan Boys, são 7 rapazes que compõem o primeiro grupo de K-pop a ser nomeado a Billboard Music Awards, a alcançar o #1 na billboard 200 e o primeiro grupo asiático a ultrapassar a marca de 5 bilhões de streams no spotify. Porem, quem vê close não vê corre e por isso trouxemos hoje a historia do grupo.
O grupo foi formado em 2010 e é composto por RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook. O debut oficial ocorreu somente em 2013 no dia 13 de junho sob a produção da empresa Big Hit Entertainment e com o single “No More Dream”. Inicialmente um grupo de hip-hop, porem seu estilo tem mudado e se adaptado conforme o crescimento de seus integrantes. Fun fact: boa parte das musicas são os próprios que escrevem e as letras desde o inicio possuem um foco em críticas sociais e crescimento pessoal.
Como tudo começou
Big Hit Entertrainment era uma agencia pequena e com um orçamento limitado que buscava jovens para participar de um grupo masculino de hip-hop. RM (Kim Namjoon) foi o primeiro selecionado, que na época se tornou trainee com 16 anos, após o produtor PDdogg o apresentar ao famoso compositor Bang Si Hyuk.
A empresa então fez uma adição chamada “Hit It” para encontrar novo membros. Durante o processo de formação houveram muitas mudanças de membros, os que se tornavam trainees muitas vezes abandonava o projeto por considerar um fracasso e acreditarem ter mais oportunidades em outras empresas, principalmente as da Big3 (Três agencias consideradas as maiores da Coréia: JYP, SM E YG Entertainment).
Enquanto isso Suga (Min Yoongi) aos 17 anos frequentava batalhas de rap e produzia musicas e as vendia para conseguir sobreviver como ele mesmo relata no comeback show do BTS: “Se eu comesse uma refeição não tinha dinheiro para pegar o ônibus, se eu comesse um Jajangmyun de $2 eu não podia pegar um ônibus para ir pra casa, mesmo que vendesse a minha música, muitas vezes eu não era pago”. Então enquanto enfrentava a depressão, com dificuldades financeiras e sem apoio dos pais, decidiu sair de sua cidade natal, Daegu, e ir para a capital Seul fazer a audição da BigHit em que passou e se tornou trainee.
J-Hope (Jung Hoseok) trabalhava como dançarino de street dance, fazendo parte do grupo Neuron e em 2009 decidiu fazer uma audição que a JYP fez em sua cidade natal, GwangJu, mas não foi aprovado. Então em 21 de fevereiro de 2010 ele tentou novamente e dessa vez, ficando na posição 28, foi aprovado para a próxima fase. Com essa audição ele conseguiu um “premio de popularidade” e os vencedores recebiam uma bolsa de estudos de um ano para a Escola de Belas Artes e Música de Seul e 300 mil wons, mas Jung recusou pois ainda não tinha terminado o ensino médio e nada o garantia um contrato. Então dois meses depois BigHit, na época um nome baixo na indústria, lhe ofereceu um contrato em que J-hope aceitou, se tonando o terceiro membro do que se tornaria Bangtan Boys.
Então em 2011, Jeon Jungkook se tornaria o quarto membro do grupo. Com seus apenas 15 anos, Jeon participou de um programa musical chamado “Superstar K” em que não passou mas o que lhe rendeu um convite de 7 empresas, incluindo JYP e BigHit. No programa coreano New Yang man, Jungkook diz o motivo de sua escolha: “Eu achei Rap Monster (RM) tão legal, então eu queria assinar com eles [Big Hit], eu falei com os meus pais para me juntar, então eu assinei” e Suga brincou: “O fato dele ter rejeitado todas aquelas agências que tinham mais fama que nós, e assinar com a nossa empresa, penso eu, era a vontade de Deus”. Sendo o mais novo do grupo, ele possui o apelido de Golden Maknae, caçula de ouro, devido suas muitas habilidades.
Em seguida V (Kim Teehyung), que não foi revelado até o dia do debut oficial do grupo. Taehyung veio de uma infancia pacata em que vivia na fazedo dos avós mas desde sempre foi um amante da arte, chegando a participar em 2010 de um teste para saxofonista em uma escola de artes. Ele se juntou a BigHit após uma audição, em que foi revelado que seus pais não o permitiram participar mas V foi visto por um olheiro da empresa que conversou com eles e enfim conseguiu a autorização, se tornando o unico de Daegu a passar.
Com o grupo quase completo, entrou Kim SeokJin. O membro mais velho do grupo. Diplomado, formado pela Universidade Konkuk em 2017 no Departamento de Teatro e Cinema. Jin foi descoberto por um olheiro e ganhou a posição de visual do grupo (membro mais bonito). Apesar de ser o mais velho ele é responsável por grandes projetos divertidos entre os ARMYS e o BTS. E enfim para fechar o grupo, Park Jimin, estudante de dança contemporânea na C-Dance Academy e responsável por muitas apresentações de dança clássica do BTS. Ele realizou a audição cantando “I Have a Lover”.
A Coréia possui um mercado midiático até então monopolizado pela BIG3 então durante boa parte da trajetória do grupo, pertencentes a uma empresa pequena como a BigHit, tiveram que passar por muitas dificuldades até conseguirem ser verdadeiramente ouvidos, como é relatado em muitas músicas como “Born Singer” e “Sea”: “Ídolos de empresa pequena”, “nada de especial” eram o meu segundo nome, incontáveis vezes cortados de transmissões, algo nos preencheu, nosso sonho, algumas pessoas diziam que nossa empresa era pequena então não seriamos famosos […] Mesmo quando os sete lutavam para dormir em um quarto pequeno, acreditávamos, antes de dormir, que o amanhã seria diferente”.
A explosão do grupo e os prêmios
Tudo começou a mudar com a trilogia The Most Beautiful Moment in Life e desde então entraram em uma crescente inacabável. O reflexo da explosão mundial veio em 2017 quando o grupo levou o prêmio de Top Social Artist no Billboard Music Awards, ficando na frente de Justin Bieber. Eles tem feito muitas parcerias com artistas Norte americanos como por exemplo a faixa “Mic Drop” remixada por Steve Aoki em 2018 e um feat com a SIA na musica “ON” lançada esse ano. Seu ultimo lançamento “Dynamite” rendeu mais um recorde para o grupo ficando em No. 1 na Billboard Hot 100 pela segunda semana e sendo o vídeo mais comentado na história do Youtube.