Curta retrata o sofrimento de animais nos testes em laboratório
O curta-metragem “Save Ralph” mostra a crueldade que acontece nos testes que a indústria da beleza faz em animais.
O curta está circulando nas redes sociais e chocando a todos por tratar, em stop-motion, da realidade sofrida pelos animais que são cobaias nos testes da indústria de cosméticos. A animação foi uma iniciativa da Humane Society Internacional, onde algumas celebridades também participam, fazendo a voz dos personagens. No Brasil, é dublado por Rodrigo Santoro.
Eles retratam a rotina de Ralph, um coelho que serve de cobaia nos testes de produtos para a indústria da beleza. Posteriormente, aparecem outros coelhos presos junto a Ralph em um laboratório, pedindo socorro para sair daquele lugar. Ao final, vemos Ralph muito mais machucado depois dos testes.
Um dos fatores que mais chama atenção no vídeo, é a quantidade de feridas que os coelhos tem em seu corpo, devido aos testes feitos. A animação é uma tentativa da organização de chamar atenção para os testes de produtos realizados em animais. Veja a versão dublada do curta:
Atenção: o vídeo contém algumas cenas um pouco fortes. Se for sensível a esse assunto, tome cuidado ao assistir.
De acordo com a Humane Society, alguns procedimentos comuns nesses testes são:
- exposição a drogas, produtos químicos ou doenças, que podem alcançar níveis de dor ou até mesmo, mortais;
- corte de cauda;
- inflição de feridas e queimaduras, visando o estudo da cura;
- manipulação genética.
A organização aponta coelhos, camundongos, porquinhos-da-índia, cães, gatos e peixes como alguns dos animais mais comuns nesses testes. Ainda estima-se que muito mais de 100 milhões de animais são usados no mundo inteiro como cobaias nos laboratórios todos os anos.
“Nenhum animal deveria sofrer e morrer em nome da beleza.”
Humane Society Internacional, em “Save Ralph”.
Como ajudar a causa?
Existe um aplicativo chamado “Bunny Free” que ajuda a identificar se a marca é cruelty-free, ou seja, se são livres de crueldade animal, listando diversas empresas que não testam em animais e/ou são veganas.
Para ajudar a causa, você pode assinar o abaixo-assinado clicando aqui e saber mais sobre a Humane Society Internacional aqui.