Entenda como são feitas as pesquisas eleitorais

Feitas em três dias, as pesquisas de intenção de voto são realizadas por empresas especializadas

As eleições mexem bastante com o ânimo da sociedade, principalmente as presidenciais. Um motivo de grande debate é a divulgação das intenções de voto, responsáveis por divulgar os candidatos mais propícios a ganhar e como os votos estão espalhados pelos estados e cidades. Empresas especializadas em pesquisa são as responsáveis pelos relatórios e divulgação, geralmente encomendados por veículos de comunicação.

No Brasil, toda pesquisa eleitoral para divulgar a intenção de voto dos cidadãos é validada e autorizada pela Justiça Eleitoral antes de sua divulgação. Com o seu registro feito, as empresas responsáveis pela contratação destes institutos de pesquisa podem divulgar os estudos. Geralmente, os veículos de comunicação são os encarregados pelo pedido, principalmente os que cobrem as eleições.

Pois bem, mas como são feitas as pesquisas? Os institutos mais populares no país – Ibope, Datafolha e Vox Populi -, conversaram com a Agência Brasil em 2014 e revelaram como é feito o processo. Cada empresa entrevista uma quantidade de eleitores, que variam de 2 a 10 mil. É normal as pessoas não acreditarem nas pesquisas de intenção de votos porque dizem que nunca foram ouvidas por nenhuma. Não há possibilidade de entrevistar para cada pesquisa todos os brasileiros, visto que segundo divulgado pelo IBGE em 2021, a população brasileira chegou a 213,3 milhões de habitantes. A escolha dos entrevistados é feita a partir de estatísticas. O eleitorado é separado através de critérios, sendo os principais: sexo, idade, escolaridade, ocupação e espaço geográfico. Na entrevista a Agência Brasil, o diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, explicou o raciocínio usado. “Se a sua amostra é bem calculada e os indivíduos são capazes de constituir uma miniatura do conjunto da sociedade, a tendência é que o comportamento desses indivíduos se reproduza para o conjunto. Existe uma analogia que se faz que é o exame de sangue. Você não precisa tirar todo o sangue do indivíduo para saber quais as características. Você tira só alguns mililitros”, contou Meira.

Então, por exemplo, se um determinado local tiver mais empregados da indústria, a amostra de entrevistados será predominantemente de pessoas que prestam serviços as indústrias. Após a definição de como será a amostra da população, inicia-se a fase das entrevistas, que podem ser feitas na rua ou na casa das pessoas selecionadas. O entrevistador do instituto vai atrás das pessoas dispostas a participar e lhe entrega um papel ou uma figura dos candidatos à eleição, e a própria pessoa lê e diz em que vai votar para o registro. O profissional responsável pela coleta dos dados não pode fazer nenhuma leitura de nomes ou partidos, para que a resposta do entrevistado seja feita de forma totalmente insenta.

As pesquisas de intenção de voto, como qualquer trabalho feito a partir de estatísticas, está sujeito as margens de erro. Nas pesquisas para presidente, geralmente, a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O veículo de comunicação responsável pela divulgação do estudo sempre deixa claro esta parte, exemplificando a porcentagem de votos com e sem a margem de erro.

Agora quando você ver uma pesquisa de intenção de votos, já irá saber como ela é feita! 🙂

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