Expert ESG 2021 – A união entre lucro e sustentabilidade
A pauta sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente, e em consequência disso, a prioridade de escolha tem sido para empresas com práticas ecofriendly
Acredita-se que estamos passando por uma era de transição, deixando a revolução industrial para trás e entrando em uma revolução sustentável devido a tão presente pauta no cotidiano. E como Oscar Metsavaht, fundador da Osklen e do Instituto-E pensa, o Brasil é o país que mais tem recursos para se adaptar a essa nova era.
“O que ficou claro para mim desde o Rio-92 [conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992] foi o conceito de desenvolvimento sustentável. Neste conceito, nós podemos usar os recursos naturais para gerar riqueza desde que os deixemos iguais ou melhores para as próximas gerações. Até então o discurso que existia é o de que não se podia ter lucro recursos naturais”
Afirmou Oscar durante o evento Expert ESG, da XP Inc.
A Expert ESG 2021, que ocorreu nos dias 2 e 5 de março, foi uma iniciativa da XP Investimentos e foi o maior evento de ESG, sigla que engloba fatores ambientais(E), sociais(S) e governamentais(G), realizado até hoje no Brasil. A ideia é aumentar os negócios sustentáveis, reduzindo os danos ao planeta e garantindo durabilidade às empresas.
Nas rodas de conversa, tivemos temas como emergência climática, o papel dos reguladores na agenda verde, Amazônia 4.0, oportunidades inovadoras para alinhar propósito e lucro, Agenda 2030 no ambiente empresarial, capitalismo consciente e lições para o mundo pós-coronavírus.
Entre os nomes dos palestrantes temos destaques como Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, DJ Bola, fundador e diretor da produtora social e cultural A Banca, Luís Henrique Guimarães, CEO da Cosan, Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Guilherme Leal, co-fundador e co-presidente do Conselho de Administração da Natura&Co, e Eduardo Lyra, fundador da Gerando Falcões e mais.
Além destes, o autor do livro “Cisnes Verdes” e reconhecido por muitos como o “pai da sustentabilidade”, John Elkington, também esteve presente. Foi por ele que se originou o termo “Triple Botton Line” que é basicamente o que o ESG se pauta, ou seja, a junção desses três fatores é o que considera o desenvolvimento de um empresa.
Outro nome é Yuval Harari, autor de best-sellers e que desde o início da pandemia, tem se dedicado a estudar e escrever artigos sobre a crise de saúde. Ele esteve presente no primeiro dia e o tema de sua palestra foi “Como o mundo vai se comportar com o fim da pandemia?”
Para saber mais sobre a sustentabilidade nos negócios e ter acesso à todas as palestras basta criar uma conta no site Expert ESG 2021, e aproveitar!
Fontes: InforMoney e Espaço Negócios
Confira também