Índia entra em colapso e outros países tentam ajudar
A Índia, país com mais de um bilhão de habitantes se tornou o epicentro da doença no mundo registrando mais de 200 mil novos casos por dia.
Foram registrados 401.993 novos casos, elevando o número total de infectados a 19,1 milhões. Foram 3.523 mortes em um dia. O país, no sábado (1º) tinha 211.853 óbitos pela doença. A Índia tem sofrido um colapso em seu sistema de saúde, uma vacinação lenta e um governo que não adota as medidas sanitárias possíveis para combater o vírus.
E, com esse grande colapso, outros países do mundo se comprometeram a ajudar a Índia a passar por essa grande onda de covid-19. Mas, uma explicação sobre esse “boom” no país pode ser explicado pelo fim do lockdown e a aglomeração de fiéis em seus rituais religiosos que geraram grandes aglomerações.
E, para completar, a Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou que os cientistas já encontraram uma nova variante do covid-19 no país, que tende a ser mais resistente às vacinas.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Índia, mais de 40 países se comprometeram a enviar ensumos para ajudar nos tratamentos médicos contra a covid. Na sexta-feira (30) um avião militar de transporte saiu da Califórnia e chegou em seu destino final, Nova Delhi, com mais de 400 cilindros de oxigênio, quase um milhão de testes rápidos para a detecção do coronavírus e equipamentos médicos. Segundo a Casa Branca, esta é a primeira remessa da ajuda qeu os Estados Unidos dará a Índia e que Joe Biden está em conversa com o primeiro ministro indiano, Narendra Modi.
Harsh Vardhan Shringla, ministro das Relações Exteriores da Índia disse que centenas de milhares de doses de vacina foram enviadas ao país, mas não entrou em detalhes sobre qual país teria enviado as doses.
A União Europeia e o Japão já anunciaram que estão enviando recursos para ajudar a Índia.
O El País fez uma reportagem fotojornalística especial mostrando através de imagens a situação em que a Índia está enfrentando, clique aqui para poder ver.