Influencers que falam o que você precisa entender sobre LGBTQIA+
Neste mês de junho, comemoramos o Orgulho LGBTQIA+, tendo como intuito trazer à memória a resistência enfrentada por aqueles que lutaram pela reivindicação dos direitos de todos se expressarem de modo livre. Também usa-se deste período para levantarmos debates que merecem a atenção de todos. E pra isso, a Freezone separou para você alguns influenciadores que podem te ajudar neste processo de desconstrução e conhecimento a respeito do assunto.
Mas o que originou esta data?
A luta pelos direitos de LGBTQIA+ tem sido uma luta diária. Não somente nos dias atuais, mas uma batalha que militantes e apoiadores da causa tem enfrentado por anos.
Mas historicamente, uma das maiores rebeliões já causadas, que inclusive originou o dia 28 de junho como o Dia Internacional do Orgulho LGBT, foi a Rebelião de Stonewall. Nos anos 60, era considerado ilegal pessoas do mesmo sexo demonstrarem afeto, tanto ao ar livre quanto em estabelecimentos. Por isso, um bar chamado ”Stonewall Inn” foi aberto, na intenção de ser um espaço reservado para que a população LGBT se sentisse a vontade para dançar, beijar, abraçar, estar de mãos dados com o(a) seu(sua) parceiro(a) , virando um ponto de encontro frequente dos mesmos.
Porém, este mesmo local era frequentemente invadido por policiais, proibindo a venda de bebidas alcoólicas no estabelecimento e prendendo os clientes que se vestiam de forma “inapropriada”.
Por conta dos maus tratos ocorridos com os clientes e funcionários, várias pessoas se rebelaram contra a violência policial. Com isso, durante 5 dias, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a agressão que a comunidade LGBTQIA+ sofria da sociedade e das autoridades. E este período marcante não parou naquela época apenas, mas tem sido uma luta constante de pessoas que batalham pela sua própria sobrevivência e dignidade de vida.
A desinformação gera ignorância. E tudo isso pode resultar em preconceito.
Então é através deste pensamento que a Freezone separou para os nossos queridos leitores pelo menos 4 influencers digitais que tem como pauta principal falar sobre a vivência de pessoas LGBTs, dentro de suas próprias realidades. Pois se queremos buscar a desconstrução acerta de preconceitos e pré-conceitos ao qual nossa consciência foi adaptada, precisamos ter acesso e estar em contato constante com pessoas que nos darão esse norte sobre como o assunto pode e deve ser tratado. Vamos lá?
Léo Viturinno – Já começo falando sobre esse ícone da comunidade que tem muito a nos ensinar. Léo é professor universitário de Libras, youtuber e surdo sinalizado e oralizado e fala como é a sua vivência sendo LGBTQIA+ e surdo. E tem vídeos super didáticos sobre sexualidade, e mais ainda, descontruindo mitos sobre a comunidade surda e nos dando aulas a respeito do assunto. É um canal muito completo. Vale a pena dar uma olhada! 😉
Muro Pequeno – Se você é LGBT e já teve divergências com a religião, este canal servirá de um espaço onde o afago será certeiro e a apresentação de uma figura divina que ama e acolhe os que são ditos como marginalizados pela sociedade será abordado do modo mais genuíno possível. Murilo Araújo aborda sobre temas como a comunidade negra e LGBT, com a participação de diversas pessoas relatando as suas vivências e dores. Vale muito a pena!
Tempero Drag – Formada em Artes Cênicas (UNIRIO) e em Letras (USP), Rita Von Hunty, com sua didática impecável e com um riquíssimo vocabulário e de fácil compreensão, leciona não somente para os seus alunos, mas também para todo o público que a acompanha, pois seus vídeos são uma verdadeira aula. Com um toque de humor e bastante elegância, Rita trata sobre temas sociais, política, artes, e claro, sobre a comunidade LGBTQIA+. Sem contar o acervo de referências literárias que a drag apresenta em suas falas. Não tem como sair de um vídeo dela sem querer mergulhar em alguma obra.
TransDiário – Nesses tempos tem-se percebido uma urgência em levantarmos como pauta a necessidade de falar sobre a comunidade trans. Em edições passadas, indicamos a vocês a série “Pose”, que fala sobre esta comunidade, as suas vivências e a importância que suas vidas tem, por terem aberto as portas para as outras siglas. Com isso, indicamos o canal TransDiário, de Luca, um homem trans. Neste canal, ele fala sobre o seu processo de transição, entre outros assuntos, como relação sexual, cuidado próprio, o mundo machista e etcetera. É uma aula cada conteúdo apresentado pelo ícone!
As referências são inúmeras, pois o tanto de pessoas que lutaram/lutam pelos seus direitos e que persistem nesta batalha não cabe em uma matéria. Mas esperamos que com estes quatro listados acima, vocês se permitam a se abrir para uma nova consciência, aonde o lugar do outro merece e deve ser respeitado, para que assim, seja também suja toda forma de amor! 🏳️🌈